Capital

Com 100 mil turistas ao mês, Capital amplia atendimento a visitantes

Flávia Lima | 30/03/2015 12:24
Secretário Natal Baglioni (dir.) firma parceria com presidente do Sindicam, Osni Bellinati. (Foto:Marcelo Calazans)
Secretário Natal Baglioni (dir.) firma parceria com presidente do Sindicam, Osni Bellinati. (Foto:Marcelo Calazans)
Sala para receber turistas é equipada com totem informatizado. (Foto:Marcelo Calazans)

Parceria firmada entre o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Polícia Rodoviária Federal e o Sindicam (Sindicato dos Caminhoneiros de Mato Grosso do Sul) vai ampliar o atendimento oferecido à população e aos turistas que chegam a Capital através da BR-262, na saída para Três Lagoas.

Esse é o objetivo da prefeitura, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, que assinou na manhã desta segunda-feira (30) um termo de compromisso com as três instituições para otimizar o espaço do CAT (Centro de Apoio ao Turista), localizado na BR-262.

Inaugurado em 2007, o local passou por reformas em 2011, porém não funcionava em sua plenitude. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Natal Baglioni Meira Barros, a identificação visual do prédio será destacada para atrair os motoristas que passam pela estrada. Ele explica que não houve gastos para a reativação do CAT. “Fizemos apenas uma readequação do espaço. Cada parceiro trouxe sua estrutura de funcionário”, explicou.

Pelo menos oito funcionários, incluindo a equipe do Samu, ficarão no prédio orientando os turistas com folders e panfletos explicativos sobre os principais destinos turísticos do Estado. Um totem informatizado vai dar suporte aos funcionários, com informações sobre a Capital, que podem ser acessadas em inglês e espanhol.

De acordo com a superintendente do Turismo da Sedesc, Maria do Carmo Petelinkar, atualmente existem dois totens ativos nas oito centrais de atendimento ao turista espalhadas na Capital. A intenção é instalar o equipamento nos demais CATs. Ela ressalta que a Capital recebe em média, 100 mil turistas, a maioria de outros estados. “Esse CAT tem uma localização estratégica, que vai facilitar o trabalho de todos os parceiros envolvidos e melhorar o apoio a esses turistas”, diz.

Para o presidente do Sindicam/MS, Osni Carlos Bellinati, o prédio servirá como base de apoio e descanso para pelo menos 200 caminhoneiros que diariamente buscam um local de descanso ao longo da BR-262.
No total passam pelas BRs 163 e 262 cerca de 12 mil caminhões por dia. Bellinati explica que a sede do sindicato não será desativada e que a ideia é apenas ampliar o atendimento do sindicato aos profissionais. “Aqui vamos oferecer também cursos e palestras, além de um local maior para o descanso deles”, ressalta.

Já o coordenador do Samu, Eduardo Cury destacou que a ambulância que ficará sediada no CAT terá mais agilidade no deslocamento para as ocorrências devido a localização. “Com certeza será muito mais rápido para chegarmos em um acidente do que se tivéssemos que sair do centro da cidade”, diz.

Cury também adiantou que o Samu está recebendo dois equipamentos de ponta, utilizados pelas equipes de salvamento de Israel, que irão possibilitar um melhor atendimento e diagnóstico de pacientes socorridos. Um deles é um ultrassom portátil que vai possibilitar identificar, por exemplo, um sangramento, ajudando a equipe médica a decidir para qual unidade de saúde encaminhar o paciente. O segundo aparelho é uma espécie de luva que, colocada no peito da pessoa, poderá fornecer em até oito minutos, um exame de eletrocardiograma completo, também auxiliando no diagnóstico e encaminhamento adequados.

Os equipamentos serão apresentados e detalhados pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), na quarta-feira (01). Além dos novos aparelhos, o Samu hoje também conta com 14 viaturas em operação e há projeto de ampliar esse número para que o serviço possa chegar a municípios próximos da Capital.

Nos siga no