Capital

Com 10 novos leitos, maternidade amplia atendimento neonatal na Capital

A maternidade agora conta com 14 novos leitos intensivos para os bebês recém-nascidos

Adriano Fernandes | 30/03/2022 21:43
Leito em que são mantidos os bebês recém-nascidos. (Foto: Divulgação) 
Leito em que são mantidos os bebês recém-nascidos. (Foto: Divulgação) 

Inaugurados na noite desta quarta-feira (30), na Maternidade Cândido Mariano, dez leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal intermediário devem ajudar a amenizar a crise na assistência a bebês recém-nascidos, na Capital. No total, a maternidade agora conta com 14 novos leitos intensivos para os pequenos. A instalação dos novos leitos é resultado de parceria firmada entre a unidade hospitalar, governo do Estado e a prefeitura, que ficará responsável pelo custeio das novas unidades. 

"Com essa ampliação conseguiremos assegurar o atendimento às criança que eventualmente venham a necessitar desse tipo de atendimento, e evitar o agravamento na saúde destes bebês", comentou o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, durante a inauguração. 

Autoridades inaugurando nova ala de atendimento neonatal em maternidade. (Foto: Divulgação) 

Também estiveram presentes na solenidade o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, integrantes da diretoria da maternidade, da Santa Casa e de outras unidades hospitalares de Campo Grande. . 

A pressão na rede de atendimento neonatal do Estado, se agravou devido ao aumento no número de nascimentos prematuros , devido à falta de acompanhamento pré-natal adequado, principalmente durante a pandemia. Daí a necessidade da abertura de novas estruturas como esta.  

O lançamento dos novos leitos também é reflexo de ação na Justiça, movida pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul cobrando a instalação de 78 unidades de tratamento intensivo e intermediário para crianças em Campo Grande e no restante do Estado. O pedido é resultado de investigação da 76ª Promotoria de Justiça sobre a falta desse tipo de leito.  

 

Nos siga no