Capital

Com 10 mil empregados, shoppings garantem que tiveram só 14 casos de covid

Dado foi divulgado em reunião com o secretário Jaime Verruck, na tentativa de evitar o fechamento

Anahi Zurutuza e Gabriel Neris | 27/07/2020 16:03
Secretário Jaime Verruck (na ponta da mesa) em reunião com representantes de shoppings (Foto: Semagro/Divulgação)
Secretário Jaime Verruck (na ponta da mesa) em reunião com representantes de shoppings (Foto: Semagro/Divulgação)

Desde que reabriram, em abril, os quatro shoppings de Campo Grande, que empregam cerca de 10 mil pessoas, tiveram 14 casos funcionários com a covid-19 registrados. O dado foi apresentado em reunião dos representantes dos centros comerciais com o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Família, Jaime Verruck, nesta tarde.

Os superintendentes dos shoppings Campo Grande, Bosque dos Ipês, Norte-Sul Plaza e Pátio Central Shopping se mobilizaram depois que a prefeitura decretou o fechamento dos estabelecimentos por dois fins de semana e ainda o comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia) incluiu os centros comercias na lista de atividades “não recomendadas”, mas voltou atrás. Os shoppings querem deixar claro que são ambientes “limpos e seguros”.

Os mesmos planos de biossegurança apresentados e aprovados pela prefeitura para a reabertura, foram levados ao secretário. Os documentos preveem, além da medição de temperatura e máscaras obrigatória, um plano para evitar surtos da doença. Sempre que um funcionário é infectado, a loja é fechada, examina todos os empregados e só pode reabrir quando todos testarem negativo. 

O secretário Jaime Verruck se comprometeu a fazer a ponte entre shoppings e a equipe da SES (Secretaria Estadual de Saúde) que trabalha no controle da pandemia em Mato Grosso do Sul, mas deixou claro que tudo depende do avanço do coronavírus. Se a prefeitura achar necessário fechar, não haverá como intervir.

Funcionário limpa loja, em 22 de abril, quando shoppings reabriram em Campo Grande. (Foto: Arquivo)


Nos siga no