Capital

Clientes de loja voltavam até 3x para trocar itens falsificados da Apple

Estabelecimentos foram alvos de operação policial na manhã desta quarta-feira

Por Dayene Paz e Antonio Bispo | 30/10/2024 11:08
Clientes de loja voltavam até 3x para trocar itens falsificados da Apple
Agentes em frente ao estabelecimento alvo de operação. (Foto: Antonio Bispo)

A loja alvo de operação policial na manhã desta quarta-feira (30), em Campo Grande, comercializava produtos da Apple falsificados, segundo a investigação da Decon (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra as Relações de Consumo). Clientes chegaram a trocar itens por mais de três vezes, mas os produtos sempre apresentavam problema. 

O delegado Reginaldo Salomão, da Decon, explicou que chegou até a loja alvo da operação após diversas denúncias de consumidores. "Foi aberta investigação e consultada à Apple para verificar se os produtos que deram problema eram defeituosos ou piratas", explicou. A resposta da Apple foi de que os produtos não eram da empresa e que, inclusive, há um modelo de carregador que nem é fabricado pela marca. 

A Decon, então, realizou a Operação Damaged, na manhã de hoje, que focou em cinco alvos da mesma empresa - lojas espalhadas pelo Centro de Campo Grande. Durante as vistorias, o dono da loja não foi localizado, mas vários produtos foram apreendidos e serão levados à Receita Federal. 

A investigação apontou que, em alguns casos, os carregadores vendidos pelo estabelecimento queimavam o aparelho celular do cliente. "Houve situações em que o cliente precisou trocar o produto três ou quatro vezes, porque aquilo que era entregue não funcionava. Fica o alerta à população para procurar produtos originais", salientou Salomão. O empresário será indiciado por contrafação e pirataria.

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