Capital

Ciptran apreende carro clonado roubado após dono receber multas de radar

Ana Paula Carvalho | 27/12/2011 18:54
Carro roubado clonado é escoltado por policiais (Foto: Divulgação)
Carro roubado clonado é escoltado por policiais (Foto: Divulgação)

Um EcoSport prata com placas de Diadema, São Paulo, clonado foi apreendido por policias da Ciptran (Companhia Independente da Polícia Militar de Trânsito) na sexta-feira, após o dono do veículo regular receber multas de radares em Campo Grande.

De acordo com a Polícia, o carro foi roubado em 2009 em São Paulo e transformado em “dublê” de outro veículo, também um EcoSport prata, de Diadema. Ele recebeu a mesma numeração de placa, chassi e motor do outro veículo.

A suspeita da clonagem só começou após o dono do veículo receber as multas em casa. Ele estranhou e procurou a Polícia daquele estado alegando que nunca esteve em Mato Grosso do Sul. A Ciptran foi acionada e começou a investigação.

Com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), descobriram que nos dias 26 de agosto e 28 de novembro o carro foi flagrado em alta velocidade pelo radar que fica na saída para Sidrolândia na avenida Marechal Deodoro. No dia 25 de outubro o mesmo carro foi multado ao passar pelo radar da avenida Afonso Pena. Todas as vezes ele estava no sentido Centro-bairro.

Os policiais passaram dois dias monitorando o radar próximo ao bairro Aero Rancho até flagrarem o veículo. Motorista e carro foram escoltados à Defurv (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Roubos e Furtos de Veículos).

O homem, de 41 anos, foi ouvido e liberado por ter alegado que agiu de boa fé comprando o veículo de outra pessoa sem saber que era clonado.

Para evitar situações como essa, a Ciptran orienta que as pessoas procurem a Defurv e o Detran para verificar se o carro está regular antes de efetuar a compra. Só em 2011 três carro clonados foram apreendidos pela Polícia de Trânsito em Campo Grande.

Nos siga no