Capital

Cinema pela verdade mostra filme sobre ditadura militar em Campo Grande

Luciana Brazil | 22/08/2013 13:12

O projeto Clube dos Cineclubes apresenta hoje (22), a partir das 18h30, no Museu da Imagem e Som, em Campo Grande, a Mostra Cinema pela Verdade, com o filme “No”, sobre a ditadura civil e militar. Após a exibição do longa, os participantes poderão debater sobre o tema. A entrada é franca.

Ontem o projeto exibiu dois filmes: “Eu me lembro” e “Infância Clandestina”.

O projeto Cinema pela Verdade acontece entre maio e agosto, nos 27 estados do país. A atividade é realizada pelo Icem (Instituto Cultura em Movimento) em parceria com o Ministério da Justiça.

O projeto foi aprovado pelo edital “Marcas da Memória”, da Comissão da Anistia. Em Mato Grosso do Sul o evento teve início em julho, na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e seguiu para outras universidades.

Já o Clube do CineClube é um projeto coordenado pelo Cinema (d)e Horror juntamente com o Colegiado de Cinema, com apoio do Museu da Imagem e do Som de Mato Grosso do Sul.

“O audiovisual é uma ferramenta extraordinária para a cultura em nosso tempo, nos permite, além do registro e da divulgação do patrimônio e da memória, refletir sobre a sociedade por meio de obras que suscitem o debate, como essa Mostra que recebemos no MIS”, analisa Américo Calheiros, diretor da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Filme: “No”: Em 1988 o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão. Direção: Pablo Larraín (Drama, 110 min, 2012).

Serviço: O Museu da Imagem e do Som, fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na avenida Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar. Informações pelo e-mail mis@fcms.ms.gov.br ou pelo fone 3316-9178.

Nos siga no Google Notícias