Capital

Ciclistas fazem manifesto contra retirada de ciclovia da Afonso Pena

Helton Verão | 12/06/2013 21:53

Ciclistas da Capital fazem protesto nesta quinta-feira pela manhã contra a retirada da ciclovia da avenida Afonso Pena. Tudo porque com a possibilidade de tombamento do canteiro central da avenida como patrimônio de Campo Grande, quando os estudos, em 2009, ela (ciclovia) não estava nos planos. A possibilidade foi confirmada através das declarações do Conselho Municipal de Cultura.

Por isso, o vereador Eduardo Romero (PT do B) e um grupo formado por ciclistas profissionais e amadores irão pedalar como forma de protesto.

No entendimento do vereador e do grupo, a ciclovia não interfere de forma negativa na questão ambiental ou cultural da cidade.

“A ciclovia não permite outra coisa a não ser a interação do ciclista com a cidade, sentir o patrimônio histórico cultural de sua cidade. Além disso, não podemos perder 7 km de ciclovia e os R$ 147 mil investidos para construção que saíram dos cofres públicos da cidade”, avalia Eduardo Romero.

No último dia 6, um ofício foi encaminhado para a 26ª Promotoria do de Justiça do Meio Ambiente, Habitação, Urbanismo e Patrimônio Cultural do Ministério Público Estadual solicitando que a ciclovia seja mantida no canteiro da Afonso Pena, isso porque o estudo foi solicitado por este órgão.

"Somos a favor da preservação ambiental, mas vale ressaltar que a ciclovia consumiu dinheiro público que não pode simplesmente virar entulho. Além da questão financeira avaliamos que a ciclovia está proporcionando mobilidade segura aos ciclistas que já a adotaram como rota", explica. O Executivo Municipal também receberá o mesmo documento enviado à promotoria.

Nos siga no Google Notícias