Capital

Chuva de 42 mm provoca estragos em bairros de Campo Grande

Nadyenka Castro, Luciana Brazil e Wendell Reis | 12/05/2012 08:55

Precipitação começou na madrugada. Previsão para Mato Grosso do Sul é de fim de semana chuvoso e de temperatura baixa

Ruas ficaram repletas de lama no Parque dos Laranjais. (Fotos: Pedro Peralta)
Ruas ficaram repletas de lama no Parque dos Laranjais. (Fotos: Pedro Peralta)

O sábado amanheceu com tempo fechado e diversos estragos causados pela chuva em Campo Grande. A previsão é de fim de semana chuvoso e de temperatura baixa.

Na Capital, a precipitação começou pouco depois das 5 horas, acompanhada de ventos fortes. A situação fez muita gente acordar assustada. Árvores caíram e ruas ficaram alagadas.

De acordo com informações do serviço de meteorologia da Base Aérea, os estragos são resultados de 42,6 milímetros de chuva que começou às 5h25min e de ventos de até 50Km/h.

No Parque dos Laranjais, cenário constante de estragos quando chove forte, imóveis e vias públicas ficaram repletos de água e lama. “A água desce de outros bairros”, diz o guarda municipal Willian do Nascimento, 26 anos.

A rua da casa de Willian, que não é asfaltada, ficou com muita lama, assim como a garagem da casa dele. Ele não se arriscou a tirar o carro com receio de atolar.

Com uma pá na mão, o guarda municipal conta que teve que abrir uma valeta no terreno vizinho para escoamento da água.

Amélia Rodrigues da Silva, 65 anos, acordou com o terreno da casa dela inundado. Assustada, ela diz que fez uma contenção para evitar que a água da chuva entrasse no local.

A contenção evitou inundações por muito tempo, mas, neste sábado, não. A água também entrou em uma casa, no mesmo terreno, que Amélia aluga. E foi a idosa quem alertou a moradora.

Muro precisou ser quebrado para escoamento da água e da lama.
Na casa de Germana, água, lama e correria para limpeza e para evitar mais estragos.

“A Amélia gritou para mim. Se não eu tinha perdido tudo”, fala a vendedora autônoma Germana Matias de Araújo, 53 anos.

Segundo Germana, a água subiu cinco centímetros, deixando manchas na parede e a obrigando a tirar da casa móveis e toalhas e tapetes que vende. O filho de Amélia, de 25 anos, quebrou uma parte do muro para o escoamento da água.

Há obras de drenagem no bairro e para evitar que a enxurrada chegue ao ponto onde está sendo feito o serviço, trabalhadores fizeram barreira com terra.

Houve registros de inundações também no bairro Polonês e queda de árvore na Moreninha III. Neste último caso, a planta caiu no terreno de uma escola estadual, sem dano à estrutura.

Previsão - De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o fim de semana será de tempo chuvoso e de frio em Mato Grosso do Sul.

Para este sábado, a temperatura máxima será de 30ºC no Estado e em Campo Grande 27ºC.

Willian não tirou carros da garagem e fez valeta para escoamento da água.
Nos siga no