Capital

Chuva alaga casas de uma rua inteira no Bairro Santo Antônio

Lidiane Kober e Zana Zaidana | 18/12/2013 18:20
Chuva de 15 minutos foi suficiente para alagar casa no Santo Antônio (Foto: Marcos Ermínio)
Chuva de 15 minutos foi suficiente para alagar casa no Santo Antônio (Foto: Marcos Ermínio)

Pela terceira vez em um mês, chuva forte, de cerca de 15 minutos, alagou, nesta quarta-feira (18), todas as casas da Rua Taquari, no Bairro Santo Antônio. Indignados com tantos prejuízos e transtornos, os moradores cobraram medidas urgentes das autoridades.

“Ainda bem que moro de aluguel, porque, quando vencer o contrato, vou sair deste inferno”, desabafou a empresária, Gleicy Cordoba, 40 anos. Ela estava ilhada fora de casa, aguardando o marido e os dois filhos para calcular os prejuízos. Dentro da residência, só restava um pequeno cachorro em cima de uma mureta para escapar da água.

Segundo ela, essa é terceira vez, em um mês, que a chuva invade a casa. “Já nem sei mais o tanto de prejuízo”, respondeu, citando a perda de móveis. “Isso aqui é uma vergonha, os políticos precisam tomar uma providência”, cobrou indignada.

 

Moradores fizeram mutirão de limpeza nas casas depois da chuva (Foto: Marcos Ermínio)

Inconformada também estava a dona de casa Andréia Curto, 38 anos. Ela não aguenta mais perder tempo limpando o quintal. “Levo pelo menos três horas para tirar a sujeira”, contou. O seu pai, Manoel Augusto, 62 anos, intimou a prefeitura para fazer o serviço .

Segundo o presidente do bairro, Miguel Benedito Guileno, desde 2002 os moradores enfrentam o problema. “A situação vem se agravando depois da urbanização de avenidas no entorno da região”, comentou.

Na tentativa de amenizar o problema, ele enviou vários ofícios à prefeitura para “pelo menos limpar as bocas de lobo”.

Cansado de esperar por uma solução, um morador tentou agir por conta própria, mas a água atrapalhou. No momento da chuva, ele atendia um pedreiro, contratado justamente para melhorar o encanamento da residência.

Rua virou rio, é a terceira vez que chove forte e casas ficam alagadas (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no