Capital

Chegada de vacinação para adolescentes fecha "ciclo familiar" contra covid

Volta às aulas preocupou pais, que puderam respirar aliviados ao verem filhos serem vacinados

Dayene Paz | 21/08/2021 11:39
Luan recebeu a primeira dose da Pfizer. (Foto: Paulo Francis)
Luan recebeu a primeira dose da Pfizer. (Foto: Paulo Francis)

O sábado (21) foi dia dos adolescentes com 13 anos ou mais serem vacinados em Campo Grande. Um alívio para os pais, que já estão imunizados. "Só faltavam as crianças. Agora, a casa toda está livre do corona", disse a professora Paula Ribeiro, de 38 anos. A vacinação nos drives e postos de saúde seguem até as 17 horas.

Paula explica que estava preocupada após o filho, Luiz Henrique, de 13 anos, voltar com as aulas presenciais. "Estava na expectativa porque voltaram às aulas, liberei ele para ir no presencial, mas ainda não estava imunizado. Agora é um alívio", comemora a professora.

Na casa da promotora de vendas Elaine Elisabeth da Silva, de 41 anos, todos adultos já foram vacinados, mas a preocupação mesmo era com os filhos, Vinicius Wada, de 6 anos, e Luan Wada, de 13. "Moramos em seis e só faltavam as crianças. Hoje o Luan vacinou e não vemos a hora de chegar na idade do mais novo", diz a mãe.

Giovana tem 16 anos e recebeu a primeira dose no Guanandizão. (Foto: Paulo Francis)

A balconista Daniele Leite Calixto, de 40 anos, também aproveitou o dia de folga para levar os filhos, Giovana Calixto, de 16 anos, e Davi Calixto, de 14. "Tive que tirar um dia para trazer os dois de uma vez. Tô mais tranquila porque eles ficaram muito tempo fora da escola e recém voltaram para a aula presencial", afirma a mãe.

O superintendente da Gestão do Cuidado da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Marcos Marques informou que a manhã foi tranquila no Guanandizão e a espera máxima para vacinar era de 8 minutos. Até às 10h30, pelo menos 370 adolescentes entre 13 a 17 anos já tinham sido imunizados. "Essa faixa etária dorme até tarde ou os pais estão trabalhando, então acreditamos que a tarde a procura seja maior", explica.

Novas doses - A Capital recebeu, no fim da tarde desta sexta-feira (20), 31,5 mil doses da vacina Pfizer e a prefeitura de Campo Grande retomou a aplicação das primeiras doses do imunizante contra a covid-19 em adolescentes com 13 anos ou mais. 

Além das primeiras doses, também estarão disponíveis segundas doses para quem tomou Coronavac até dia 31 de julho, e Pfizer, até 23 de junho.

A vacinação estará disponível nos drives Ayrton Senna, Albano Franco, Cassems, UCDB, no Guanandizão, na Seleta, IMPCG e em diversas unidades de saúde. O serviço encerrará às 17h, em todos os locais.


Nos siga no