Capital

Centro que atende pelo SUS para detectar distúrbios do sono já funciona no HU

Flávia Lima | 13/11/2015 09:15

Pessoas com dificuldade para dormir já contam com uma unidade de tratamento que atende pela rede pública de saúde, na Capital. O HU (Hospital Universitário) Maria Aparecida Pedrossian já está operando o Centro de Medicina e Distúrbios Respiratórios do Sono, localizado no setor de pneumologia.

O laboratório é o primeiro do Centro Oeste a atender pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e um dos poucos no Brasil que recebe a especialidade.

O centro foi criado a partir de parceria entre o governo do Estado e o HU e os atendimentos já tiveram início, inclusive com a realização do exame de polissonografia, onde o paciente dorme com sensores fixados na superfície do corpo.

O objetivo é registrar as atividades cerebrais durante a noite, analisar os movimentos noturnos das pernas, contrações da face, respiração, arritmias cardíacas, apnéia, intensidade do ronco e ainda oxigenação sanguínea.

Com o exame é possível detectar os distúrbios que atrapalham a qualidade do sono do paciente e indicar o tratamento necessário. De acordo com o médico Paulo de Tarso Muller, chefe de Pneumologia e Medicina Respiratória do hospital, uma noite bem dormida contribui com a prevenção de doenças.

Graças a pesquisas, mais de 100 distúrbios já foram identificados, como dificuldade de adormecer ou permanecer dormindo, problemas para permanecer acordado ou manter uma rotina regular de sono e comportamentos incomuns durante a noite.

“É um ganho enorme para nossa região e para os pacientes que sofrem com este distúrbio porque agora podem se tratar no hospital”, disse

As doenças ocasionadas pelos distúrbios são tão preocupantes, que levaram a Câmara Municipal a aprovar, em agosto deste ano, projeto de lei que obriga o Poder Público, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a instituir diretrizes para o diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono, em alunos da Rede Municipal de Ensino que apresentarem histórico de problemas como sonolência, apneia, narcolespia e bruxismo

A equipe do centro de Distúrbios Respiratórios e do Sono do HU também conta com o neurofisiologista Luiz Carnelos e os pneumologistas Henrique Brito e Lilian Andries.

O paciente interessado em se consultar no setor pode realizar agendamento pelo telefone 3345-3149 ou procurar a recepção do local, que fica no prédio externo do hospital.

Nos siga no Google Notícias