Capital

Centro está cheio, porém tranquilo no dia das compras de última hora

Ricardo Campos Jr. | 24/12/2010 11:38

Puxado pelas vendas ao longo do ano, Natal supera expectativas do comércio

Clientes que deixaram compras para última hora querem "jogo rápido" no Centro e voltar para casa. (Foto: João Garrigó)
Clientes que deixaram compras para última hora querem "jogo rápido" no Centro e voltar para casa. (Foto: João Garrigó)

Grande número de pessoas, pouco tumulto nas lojas e trânsito tranquilo no Centro da Capital na manhã desta sexta-feira, dia 24, véspera de Natal. Algumas lojas mais movimentadas se valem de música ao vivo e promotores de vendas que atraem os clientes “no laço”. Outras registram têm picos de movimento. Mas para grande parte dos comerciantes, as vendas de final de ano superaram as expectativas.

É o que disse Vera Faria, 36 anos, gerente da Bumerang. Para ela, o movimento nesta quinta-feira está bom, o que era esperado. A gerente diz que a loja teve aumento em torno de 60% nas vendas no fim de ano, conforme a meta estipulada pela empresa.

Vera avalia que as vendas durante o ano foram boas e o Natal não decepcionou. “E melhor: muita gente pagando em dinheiro”, diz a gerente. Após as 14 horas, o movimento deve aumentar ainda mais, na previsão da gerente.

Silvan Neves, 40 anos, trabalha há 7 anos na loja Feirão dos Calçados. Ele reforça a opinião de Vera e conta que a expectativa de 40% de aumento foi superada, embora nos últimos dias a procura nos estabelecimentos não tenha sido grande.

Expediente - O comércio ficará aberto até as 18 horas nesta véspera de Natal e os comerciantes não pretendem permanecer abertos após esse horário. Neves, por exemplo, diz que ao chegar o horário de fechamento irá abaixar as portas da loja e aguardar somente os clientes que já estiverem no local.

O motivo, segundo ele, é que a rotina dos trabalhadores do local tem sido além do rotineiro nos últimos dias. “Foram 16 dias os funcionários trabalhando até as 20 horas”, explica o gerente.

Apesar do movimento, lojas não têm grandes filas no Centro.

Última hora - A atendente Juliana Santana, 23 anos, aproveitou o dia de folga para compara presentes para a família e pretende gastar pelo menos R$ 400. Na opinião da compradora, o Centro da Capital está cheio. “É muita correria, vim cedo para ficar livre logo”.

A dona de casa Edna Ventrilho, 43 anos, admite que deixou as compras para ultima hora. Estava comprando presentes para ela e para as filhas e vai gastar pelo menos R$ 300. Ela espera voltar para casa até as 11h30.

Nos siga no