Capital

Celebração de Corpus Christi deve reunir 20 mil fiéis amanhã na Capital

Montagem do tapete por onde passa a procissão do cálice com a Eucaristia tem início às 5 horas

Richelieu de Carlo | 14/06/2017 12:25
Tapete será montado na 14 de Julho, da Fernando Corrêa até a Mato Grosso. Em 2016, 20 mil fiéis participaram da celebração. (Foto: Marcos Ermínio)
Tapete será montado na 14 de Julho, da Fernando Corrêa até a Mato Grosso. Em 2016, 20 mil fiéis participaram da celebração. (Foto: Marcos Ermínio)

A tradicional solenidade de Corpus Christi, celebrada pela Igreja Católica, com Missa e procissão no Centro de Campo Grande, deve reunir nesta quinta-feira (15) pelo menos 20 mil fiéis, conforme estima a Arquidiocese da Capital.

Para a celebração da data estão programados diversos eventos, como a montagem do tradicional tapete na região central e a visita do arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa à Santa Casa para ministrar bênçãos aos enfermos.

Conforme a assessoria, a montagem do tapete ornamental por onde passa o Santíssimo Sacramento tem início às 5h na Rua 14 de Julho, entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa.

Cada uma das 47 paróquias envolvidas se responsabilizará por desenhos que são formados com pó de serra, borra de café, casca de ovo, tinta e outros materiais, garantindo o visual de um quilômetro e 300 metros.

No vídeo abaixo, fiéis da Paróquia São Francisco de Sales trabalham na pintura da serragem para a confecção do tapete de Corpus Christi já na terça-feira (13).

Dom Dimas estará na Santa Casa às 8h, percorrendo o hospital dando a bênção. Já Dom Mariano Danecki, bispo auxiliar, no mesmo horário estará no no Hospital Universitário. Outros hospitais, Uneis (Unidades Educacionais de Internação) e presídios receberão a visita do Cristo Eucarístico.

Na parte da tarde, a expectativa é reunir pelo menos 20 mil fiéis na Missa de Corpus Christi, com todas as comunidades católicas da Arquidiocese, que tem inicio às 15h, na esquina da 14 de Julho com a Mato Grosso, e na procissão do Santíssimo Sacramento até a Fernando Corrêa da Costa.

Interdição - Para a realização das celebrações, a principal via do centro da Capital será fechada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15), em um trecho de aproximadamente 1km.

A Rua 14 de Julho será interditada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), pois há necessidade da segurança e liberação total da via para recoberta pelos tapetes que serão montados pelas comunidades.

Como ainda para a montagem da estrutura a ser montada na esquina da rua 14 de Julho com a avenida Mato Grosso, onde será celebrada a Missa.

Significado - Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O nome em latim significa Corpo de Cristo.

A solenidade surgiu no século XIII na Bélgica por iniciativa de uma freira que recebeu visões nas quais o próprio Jesus lhe pediu uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.

Segundo o teólogo Felipe Aquino, a solenidade só tomou forma, contudo, após uma missa celebrada pelo padre Pedro de Praga em Bolsena, na Itália. Na ocasião, da Hóstia Consagrada começaram a cair gotas de sangue porque o sacerdote teria duvidado da presença real de Cristo 

Ao encontrar o fragmento enquanto ele era levado em procissão até uma cidade vizinha, o papa Urbano IV pronunciou as palavras "Corpus Christi" e mais tarde incluiu a celebração no calendário litúrgico católico. Ainda hoje na Itália são conservados a pedra do altar e os corporais (panos onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa) manchados de sangue.

A festa acontece sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Nos siga no