Capital

Católicos iniciam período de penitência da Quaresma

Paula Vitorino e Luciana Brazil | 13/02/2013 10:01
Fiéis recebem as cinzas na testa, em sinal de cruz. (Fotos: Luciano Muta)
Fiéis recebem as cinzas na testa, em sinal de cruz. (Fotos: Luciano Muta)
Católicos iniciam período de Quaresma.

Para os católicos, a Quarta-feira de Cinzas é um convite a viver com intimidade a fé cristã, momento de conversão, e início da preparação para a festa da Páscoa. Por isso, milhares de fiéis vão hoje até as igrejas para participar da missa, onde é feita a imposição das cinzas sobre a cabeça ou na testa.

“É importantíssimo tudo isso. Eu sinto muito forte a presença de Deus durante essa celebração”, resume a massoterapeuta Maria Lucia Vargas, de 50 anos, que participou já no início da manhã da celebração no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Sobre o significado do rito, a fiel diz que é tempo de “repensar os atos e condutas, pois só assim a gente cresce”.

A empresária Iolanda Martins, de 61 anos, ainda acrescenta que a celebração marca o início da Quaresma, que traz para os fiéis a proposta de reflexão e “se interiorizar”.

Durante a celebração, o padre marca os fiéis na testa com as cinzas, em forma de cruz, ou as coloca sobre a cabeça, dizendo uma das frases:“Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás!” ou “Convertei-vos e crede no Evangelho!”.

Para os católicos, o convite à conversão feito na Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, tempo de reflexão e preparo para a Páscoa, que inclui rituais de penitência.

A empresária diz que durante o período prefere diversificar os propósitos. “Às vezes fico sem comer chocolate, beber ou comer carne”, diz. A tradição pede que, pelo menos, hoje e na Sexta-feira Santa não se coma carne vermelha.

Já a penitência para Maria Lucia é na abstenção da vaidade. “Sou muito vaidosa, então, minhas penitências são sempre em relação a isso. Deixo de fazer certas coisas que são relacionadas a isso porque ficar sem comer algo, pra mim, é tranquilo”, diz.

As celebrações de Cinzas acontecem ao longo desta quarta-feira em todas as igrejas Católicas, com horários diferenciados. Na Perpétuo Socorro, as cinzas estão sendo impostas durante as novenas, que acontecem de hora em hora, e haverá missa ao meio-dia e 21h.

Nos siga no