Capital

Católicos enfrentam frio para confecção de tapetes de Corpus Christi

Aline dos Santos e Mariana Lopes | 07/06/2012 10:00

“Só de pensar que Jesus vivo vai passar por aqui, compensa todo o trabalho”,diz voluntária

Fiéis preparam caminho para procissão. (Foto: Minamar Júnior)
Fiéis preparam caminho para procissão. (Foto: Minamar Júnior)

As condições adversas do tempo – que amanheceu com chuva e frio em Campo Grande – não impediram que os católicos fossem para a rua e recobrissem o asfalto da 14 de Julho com os tapetes de Corpus Christi.

“Só de pensar que Jesus vivo vai passar por aqui, compensa todo o trabalho”, afirma a gerente-financeira Nelsi Zago, de 51 anos. Em geral, o trabalho começa às 6h. Hoje, a maioria chegou às 7h. Porém, o prazo final para conclusão dos tapetes é 13 horas.

Junto com uma equipe de 19 pessoas , Matheus Dorneles, de 18 anos, enfrenta o frio para celebrar a data. “O frio é uma provação. O grupo se organizou muito bem. Vamos fazer um trabalho bonito”, afirma. Os jovens são da comunidade São Geraldo Magela, da Paróquia São Judas Tadeus.

Para garantir a beleza da homenagem, os grupos se reúnem com uma semana de antecedência. Eles tingem a serragem e elaboram os desenhos. Na rua, o trabalho faz até esquecer o frio.

Caso do mecânico José Evaristo Sobrinho, de 47 anos. Só de camiseta, ele conta que tirou o casaco porque estava atrapalhando mexer nos materiais do tapete. “O frio motiva as pessoas a trabalharem para se esquentar. O trabalho é gratificante. Teve anos que o tempo estava bem pior e nós estávamos aqui”, enfatiza.

Gabriel Pereira de Souza, 19 anos, conta que acordou às 5h40 para colaborar na confecção dos tapetes. “Estou gripado. Mas o que importa é a fé, o tempo é o de menos”. Hoje, Campo Grande registrou, às 6h, mínima de 8ºC, mas o vento fez com que a sensação térmica fosse de 3ºC negativos.

Fé e doação – A missa de Corpus Christi será celebrada a partir das 15h, no cruzamento da avenida Mato Grosso com a rua 14 de Julho. Em seguida, os fiéis acompanham a procissão com a bênção do Santíssimo Sacramento.

O trajeto percorrido acompanha os tapetes. Esta é a primeira vez que o bispo Dom Dimas Lara Barbosa celebra a missa de Corpus Christi em Campo Grande. Neste ano, a Igreja Católica pede doações para o asilo São João Bosco. Os fiéis podem levar Nutren, Sustagem, Leite Ninho, suco de soja em pó, sabonete líquido e fralda geriátrica.

Nos siga no