Capital

Casa da Mulher Brasileira totaliza mais de 13 mil atendimentos

Thiago de Souza | 08/07/2015 23:20
Casa da Mulher Brasileira totaliza mais de 13 mil atendimentos

A Casa da Mulher Brasileira completou quase 14 mil atendimentos e encaminhamentos de mulheres em situação de violência doméstica, desde que foi criada em fevereiro de 2015. Os dados  foram divulgados nesta quarta-feira, pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, que coordena a casa, por meio de convênio com a Semmu ( Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres).

O programa do Governo Federal Mulher: Viver sem Violência, concentra no local, atendimento completo, visando a quebra do ciclo de violência que essas vítimas se encontram.

De acordo com o relatório da Casa da Mulher Brasileira, foram 3.171 mulheres atendidas, mas o número total passa dos 13 mil porque, para cada uma, são vários procedimentos adotados. O relatório destaca ainda que, durante o tempo que as mulheres mães vítimas de violência estavam no local, 588 crianças foram assistidas.

Outro fato a ser ressaltado pelas autoridades é a presença de vários órgãos que atuam ali, complementando uns aos outros mediante a necessidade de cada caso. Essa junção física e operacional evita que mulheres vítimas de violência percorram grandes distâncias pela cidade em busca de atendimento.

Na Casa da Mulher Brasileira, funcionam a Deam (Delegacia de Atendimento a Mulher), Defensoria Pública, Promotoria de Justiça com a 3ª Vara de Violência Doméstica e Familiar, Patrulha Maria da Penha (Guarda Municipal), Funsat (Fundação Social do Trabalho), além de atendimento Psicossocial, brinquedoteca e alojamento.

Segundo a Semmu, no local, há servidoras de diferentes etnias, como indígenas, negras, mulheres deficientes e LGBT’s. No atendimento, há interprete de libras, possibilitando total acolhimento de todas as mulheres. 

A Casa da Mulher Brasileira está localizada na Rua Brasília, nº1 - Jardim Imá.

Nos siga no