Capital

Carreta que realiza mamografias pelo SUS chega ao Paulo Coelho Machado

Zana Zaidan | 01/07/2014 15:15
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos ficará no Paulo Coelho Machado até o dia 21 de julho (Foto: Arquivo)
Carreta do Hospital do Câncer de Barretos ficará no Paulo Coelho Machado até o dia 21 de julho (Foto: Arquivo)

Depois de passar pelo bairro das Moreninhas, e atender mulheres da região, a carreta do Hospital do Câncer de Barretos em Campo Grande chegou hoje (1º) ao bairro Paulo Coelho Machado, onde fica estacionada até o dia 21 de julho, em frente a UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), na rua Catigua.

A unidade móvel atende as pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde), e realiza exames preventivos, mamografias e papanicolau, gratuitamente.

Apenas moradoras do bairro onde a carreta está estacionada podem ser atendidas, por isso, é preciso levar comprovante de residência, além do cartão do SUS, e um documento pessoal. Em seguida, basta procurar a unidade e marcar o exame. Não é preciso encaminhamento médico.

Para a mamografia, é atendida somente a faixa etária dos 40 aos 69 anos, e o papanicolau, de 25 a 65.

O resultado é entregue, via Correios, na casa da paciente, caso os exames estejam normais. Se houver alguma alteração, os exames são encaminhados direto para a unidade física do Hospital do Câncer de Barretos, no bairro Aero Rancho, e a mulher será chamada, por telefone, a realizar exames complementares com ginecologista ou mastologista.

A carreta do Hospital do Câncer de Barretos chegou ao Paulo Coelho Machado hoje, e fica até o dia 21 de julho. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.

O calendário estabelecido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) estabeleceu os próximos bairros a serem contemplados com a unidade móvel. No dia 22 de julho, a carreta chega ao Los Angeles, onde fica até 13 de agosto; em seguida, é a vez das Macaúbas, de 14 de agosto a 7 de outubro, e o Mário Covas, de outubro a 6 de novembro. Posteriormente, a prefeitura vai divulgar os demais bairros com as respectivas datas.

Nos siga no