Capital

Capital tem 58 pacientes na fila por UTI nesta 4ª

Índice não depende apenas da disponibilidade de leitos e Sesau diz que situação está "controlada"

Guilherme Correia | 12/05/2021 12:48
Pacientes são atendidos em leitos de terapia intensiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul  (Foto: Saul Scharmm/Governo estadual)
Pacientes são atendidos em leitos de terapia intensiva no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (Foto: Saul Scharmm/Governo estadual)

Segundo dados da Central de Regulação de Campo Grande, divulgados hoje (12) pelo governo estadual, a macrorregião de Saúde da Capital, que engloba outros 30 municípios, possui 54 pacientes aguardando transferência para leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). É o maior índice em pelo menos 14 dias, mas a própria prefeitura diz estar dentro do esperado.

Por se tratar de um conjunto de cidades, que tenham ou não UTI, essa "fila de espera" pode remanejar pessoas precisando de atendimento de todos os municípios dessa região. Ainda assim, maior parte (48 pacientes) são da própria Campo Grande, enquanto Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Jardim, Porto Murtinho, São Gabriel do Oeste e Nova Alvorada do Sul têm um paciente cada esperando regulação.

Durante coletiva feita pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) nesta manhã, a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, ressaltou que a fila de espera tem aumentado no geral, o que indica que a situação da pandemia ainda está crítica. "A nossa fila de espera aumentou, isso significa que há casos confirmados aumentados e hospitalizações aumentadas".

Procurada, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) ressalta que a quantidade de pacientes aguardando transferência hospitalar é "flutuante" e diversos fatores têm de ser considerados para justificar essas oscilações, como o aumento ou redução no número de traumas, emergências clínicas, entre outros agravos.

"Sempre haverá pacientes aguardando o processo de regulação, independentemente de haver vagas ou não disponíveis. Considerando os meses anteriores, o número atual é considerado 'controlado'. O município encaminha em média 100 pacientes por dia para os hospitais pertencentes à rede conveniada".

Ainda conforme nota encaminhada pela pasta, foi mencionado que Campo Grande triplicou o número de leitos de UTI, saindo de 116 para 337 leitos contratualizados na rede pública, privada e filantrópica para "assegurar a assistência adequada à população".

Nos siga no