Capital

Capital oferece mais de 20 serviços para moradores de rua a partir de hoje

Projeto oferecerá serviços de saúde, assistência social, cidadania e orientações jurídicas e profissionais

Gabriel Neris | 06/03/2023 06:49
Militares do Exército montam estrutura para atender população (Foto: Divulgação)
Militares do Exército montam estrutura para atender população (Foto: Divulgação)

A Uaifa (Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias I) sedia, a partir desta segunda-feira, em Campo Grande, um mutirão para atendimento aos moradores de rua.

O projeto oferecerá serviços de saúde, assistência social, cidadania e orientações jurídicas e profissionais.

A população poderá emitir documentos, como certidões, CPF (Cadastro de Pessoa Física), RG (Registro Geral) e inscrição e regularização da situação eleitoral; solucionar questões previdenciárias junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) e até mesmo ajuizar ações na Justiça Federal.

Também serão oferecidos cursos profissionalizantes, alimentação, assistência e orientações psicológicas. A expectativa é realizar mais de mil atendimentos durante três dias.

A juíza Monique Marchioli Leite, diretora do SJMS (Seção Judiciária de Mato Grosso do Sul), explica que a primeira edição do Pop Rua Jud ocorreu em São Paulo, atendendo resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua.

“É um evento que exige um entrosamento perfeito entre os envolvidos e uma organização bem estruturada. Em São Paulo, vimos que as pessoas se sentiram acolhidas e houve um comparecimento expressivo, por isso é fundamental o apoio da SAS (Secretaria de Assistência Social)”, pontuou a juíza.

Os serviços será oferecidos entre 9h e 17h de hoje até quarta-feira. A Uaifa I está localizada na Rua Jornalista Marcos Fernandes, sem número, no Jardim Veraneio.

Entre os órgãos participantes estão Governo do Estado, Prefeitura de Campo Grande, Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Procuradoria-Geral Federal/Advogacia Geral da União, Defensoria Pública, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Exército, Receita Federal, Polícia Federal, Caixa Econômica, INSS, Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Instituto Brasileiro de Direito da Família e Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no