Capital

Capital está perdendo “estrelas” com luminárias de LED, reclama leitor

Modernização da iluminação pública tirou de avenidas as luminárias com formato de estrela de Pedrossian

Anahi Zurutuza e Clayton Neves | 22/08/2019 11:26
Luminárias retiradas da Avenida Gury Marques (Foto: Paulo Robson de Souza)
Luminárias retiradas da Avenida Gury Marques (Foto: Paulo Robson de Souza)

Com a modernização, Campo Grande está perdendo parte da história. O alerta foi feito pelo professor Paulo Robson de Souza, leitor do Campo Grande News, por meio do canal Direto das Ruas.

A troca das lâmpadas comuns pelas de LED começou há meses. O objetivo, segundo a Prefeitura de Campo Grande, é melhorar a iluminação publicar e gerar economia de energia.

A administração municipal prevê até o final de 2020, 46.250 lâmpadas de LED, que passarão a representar 57% dos 110 mil pontos da iluminação pública da cidade. Atualmente, só 15% (16.500 lâmpadas) da iluminação da capital (com 110 mil pontos) é feita com lâmpadas de LED. Serão investidos R$ 25 milhões na compra das lâmpadas e mais R$ 6 milhões na instalação.

"Estrelas no chão" e a que restou em poste (Foto: Paulo Robson de Souza)

Detalhe que nem todo mundo percebeu é que “estão substituindo centenas de emblemáticas luminárias em forma de estrela”, lembra Paulo.

“Aparentemente, o equipamento está íntegro e funcional, apesar de ter bem mais de 30 anos. O pior é que essas estrelas são a cara de Campo Grande. Uns dizem que representam a estrela amarela da bandeira do Mato Grosso do Sul, outros dizem que essas luminárias, à época, remetiam à marca do histórico governador Pedrossian. Não importa. O que está acontecendo agora é uma descaracterização das nossas grandes avenidas”, afirma o professor que enviou à reportagem fotos de luminárias retiradas da Avenida Gury Marques, próximo ao campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), construído num dos mandatos de Pedro Pedrossian.

O leitor sugere que o sistema elétrico seja trocado para receber a lâmpadas de LED, mas que as luminárias sejam mantidas.

Novas luminárias da Gury Marques; estrela agora na a amarela da bandeira de Mato Grosso do Sul (Foto: Paulo Robson de Souza)

Outro lado – O secretário municipal de Infraestrutura, Rudi Fiorese, explica que não é viável conservar as luminárias em formato de estrela. “A lâmpada comum funciona a base de um reator e de LED com outro tipo”, explicou.

O secretário diz entender a relevância histórica das “estrelas”, mas garante que elas não estão sendo jogada fora. “A estrela era um símbolo do ex-governador, figura histórica, que fez muita coisa pela cidade. Mas, a estrutura também tem vida útil e o último governo do Pedrossian terminou em 94. Elas já estavam na cidade há mais de duas décadas. Se não forem substituídas agora, precisariam ser nos próximos anos”.

Segundo o secretário, as luminárias estão sendo levadas para o pátio da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) e as que tiverem condições de uso, serão restauradas e instaladas em outros pontos da cidade, como praças, por exemplo.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do Direto das Ruas, canal de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99955-2040, pela ferramenta Fale Conosco ou por mensagem enviada via Facebook.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.

 

Nos siga no