Capital

Capital abre consulta pública para revisão de legislação urbanística

População pode opinar em projetos que vão mudar leis de Ordenamento do Uso do Solo e Código de Obras

Por Caroline Maldonado | 03/10/2024 08:52
Capital abre consulta pública para revisão de legislação urbanística
Centro de Campo Grande visto a partir da Avenida Afonso Pena (Foto: Osmar Veiga/Arquivo)

A Prefeitura Municipal de Campo Grande abriu uma consulta pública para coletar sugestões da população sobre a revisão da Louos (Lei de Ordenamento do Uso e da Ocupação do Solo) e do Código de Obras. Os interessados podem participar até o dia 30 de outubro deste ano. 

Os textos em fase de elaboração estão disponíveis para consulta no site da Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e da Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura).

Também é possível conferir os projetos na Biblioteca Geógrafa Aparecida Lopes de Oliveira, na  Planurb, que fica na Rua Hélio de Castro Maia, 279, no Jardim Paulista, e na sede da Fapec, na Rua Goiás, 587, no Jardim dos Estados. 

As contribuições devem ser enviadas por meio de um formulário online ou de forma física em horário comercial. 

Revisão - As discussões sobre a revisão começaram em 2019, quando a prefeitura formou um grupo de trabalho para revisão da lei. Depois da discussão, o projeto deve passar pelo CMDU (Conselho Municipal da Cidade) e seguir para análise da Câmara Municipal. 

A prioridade é seguir um plano instituído há seis anos, o PDDUA (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Campo Grande), que prioriza a liberação de construções para preencher vazios urbanos.

Depois do Plano Diretor, a lei de uso do solo é a segunda norma mais importante na organização da cidade e foi regulamentada em Campo Grande em 2005. Desde então, diversas emendas, consideradas ilegais pelo MPMS (Ministério Público Estadual) foram aprovadas e após ações judiciais, derrubadas.

Clique aqui para acessar o texto previsto para as leis e participar da consulta. 

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no
Veja Mais