Capital

Candidato pede ao MPT investigação sobre seleção na Santa Casa

Aline dos Santos | 21/01/2013 16:27

O processo seletivo externo para enfermeiros da Santa Casa de Campo Grande foi denunciado ao MPT (Ministério Público do Trabalho). De acordo com o candidato Carlos Alberto da Silva Castro, foram duas irregularidades no processo, lançado em dezembro de 2012 e com resultado final divulgado em 10 de janeiro. Eram ofertadas 11 vagas para cadastro de reserva.

Conforme a denúncia, o item 2 do edital vetava a participação de candidatos no último ano do curso de Enfermagem. No entanto, uma das candidatas aprovadas ainda cursava, em 2012, o último ano de faculdade na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O denunciante relata que procurou, no dia 17 de dezembro, os responsáveis pelo processo seletivo. Na ocasião, foi informado que a candidata seria excluída imediatamente da seleção caso não apresentasse diploma e registro no Coren (Conselho Regional de Enfermagem), documentos exigidos no edital. No entanto, a candidata aparece na lista de resultado final do processo de seleção.

Outra irregularidade denunciada foi a seleção de candidatos que obteve nota inferior a 7, também em descordo com o edital. O documento previa eliminação do candidato que não obtivesse 70% de aproveitamento na prova.

Com notas 6,6 e 6,9, dois candidatos prosseguiram no processo seletivo. Carlos Castro teve nota 6,6 e foi eliminado. Para o reclamante, foi repassado de que os candidatos conseguiram alteração da nota por meio de recurso individual via e-mail, expediente que também não era previsto em edital. Os candidatos já participaram de estágio na Santa Casa. A suspeita do denunciante é de apadrinhamento.

Um dos candidatos, que também consta na seleção final, teve a nota alterada para 7. Segundo o denunciante, a situação desrespeita aos mais de 350 profissionais inscritos no processo. A inscrição foi gratuita.

A Santa Casa ainda não foi notificada pelo MPT e só irá se manifestar sobre o caso após contato oficial do órgão federal. O hospital já está levantando informações sobre o processo seletivo.

Nos siga no Google Notícias