Capital

Campo Grande terá processo eletrônico na Justiça do Trabalho

Vinícius Squinelo | 20/09/2013 23:29

Com cerca de 1200 processos recebidos no somente no último mês de agosto, as sete Varas do Trabalho e o Foro Trabalhista de Campo Grande terão o Sistema Processo Judicial Eletrônico – PJe-JT inaugurado no próximo dia 27 de setembro, às 10h, em solenidade no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região.

Dez Varas Trabalhistas em Mato Grosso do Sul e o próprio Tribunal já operam com o sistema instalado inicialmente na VT de Ponta Porã e na segunda instância nas ações rescisórias em 20 de julho de 2012.

Com a operacionalização do PJe-JT em Campo Grande, 17 das 26 varas trabalhistas da 24ª Região já estarão sendo atendidas pelo sistema também em funcionamento em São Gabriel do Oeste, Amambai, Mundo Novo, Dourados (1ª e 2ª Varas), Três Lagoas (1ª e 2ª Varas), Coxim e Naviraí. Também estão agendadas para este ano, as VTs de Cassilândia e Rio Brilhante.

O sistema - A implantação do PJe-JT gera uma série de benefícios para os usuários da Justiça Trabalhista. Partes, advogados, magistrados e servidores passam a vivenciar mudanças que refletirão, entre outros ganhos, na redução no tempo de trâmite do processo e dos custos; no melhor controle de tarefas e prazos e em maior segurança.

Pelo PJe, várias etapas burocráticas na tramitação dos processos físicos nas Varas são descartadas, como uso de carimbos, juntadas de petições e documentos impressos, entre outras atividades que até então precisam ser executadas. O que gera uma grande economia de recursos, em especial com a diminuição radical do uso de papel, contribuindo com as ações ambientais.

Os servidores são beneficiados com a redução do manuseio de processos – que com o tempo acumulam poeira – e deixam de fazer o transporte dos autos de um lugar para outro. De maneira geral, passam a ser melhor aproveitados em outras atividades.

O PJE permite a realização do trabalho à distância, com disponibilidade do sistema por 24 horas. Os advogados podem consultar as peças do processo pelo sistema via internet e podem apresentar as petições de qualquer lugar.

Nos siga no Google Notícias