Capital

Campo Grande está entre os 13 melhores destinos indutores do turismo no país

Luciana Brazil | 10/10/2012 08:14

Campo Grande está entre as cidades finalistas para a seleção de municípios indutores do turismo para promoção internacional, que tem como objetivo a qualificação e seleção de projetos apresentados por órgãos e entidades do turismo municipal, aptos a receberem recursos financeiros por meio de convênios. Caso Campo Grande seja selecionado, o município irá receber da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) R$ 500 mil em investimento.

O aporte é destinado para projetos de promoção dos atrativos e produtos turísticos do município, em mercados prioritários internacionais, conforme as diretrizes e objetivos estabelecidos na Política Nacional do Turismo.

A estruturação e gestão dos municípios é uma ação do Ministério do Turismo que tem como objetivo definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do estudo, que apresentou o estágio de competitividade turística de cada destino e do País.

Porém, a limitação orçamentária não permite que sejam atendidos os 65 destinos indutores do turismo. Por isso, foram definidos critérios de escolha que contemplassem alguns destinos, e que os valores a serem repassados a cada conveniado sejam suficientes para execução de ação de promoção em mercados internacionais. Escolhidos os valores individuais, definiu-se 10 conveniados contemplados com repasse de recursos oriundos do orçamento da Embratur.

Os dez municípios vencedores receberão, cada um, R$500 mil da Embratur. A concorrência é composta de quatro fases, sendo que Campo Grande está na segunda, na qual foram considerados aptos somente 13 municípios.

A terceira fase terá início dia 24 de outubro e a quarta e última, que será a formalização de convênios, terá início dia 24 de novembro.

 

Nos siga no Google Notícias