Capital

Campanha vai focar álcool para reduzir mortes no trânsito em 2014 na Capital

Filipe Prado | 16/12/2013 21:07
O secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, relata que houve queda de 17% nas mortes no trânsito (Foto: Marcos Ermínio)
O secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, relata que houve queda de 17% nas mortes no trânsito (Foto: Marcos Ermínio)

Foi lançada hoje (16) a nova campanha do projeto “Vida no Trânsito”, desenvolvidos pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) e o Ministério da Saúde, que terá como tema “Bebida no trânsito mata e nem sempre só você”. A campanha visa reduzir o índice de acidentes e óbitos no trânsito e evitar a superlotação dos hospitais da Capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca, houve uma diminuição de 17,46% no número de óbitos em Campo Grande, devido às blitz de conscientização. “É a melhor alternativa. Nós faremos blitz em casa de shows, escolas, semáforos”, relata.

Ele ainda afirma que a cidade tem 40% da verba destinada para pacientes politraumatizados, que sofrem acidente de trânsito. “Nós iremos organizar um fluxo de atendimento melhor, além de construir três novas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento)”, comenta o secretário.

A sinalização das ruas e avenidas também serão reforçados, de acordo com Kátia Castilho, diretora presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). “Nós tomaremos medidas para reforçar os sinais da cidade, principalmente nos cruzamentos”, declara.

Vida no Trânsito – A campanha é desenvolvida em cinco capitais dos Brasil, Belo Horizonte (MG), Teresina (PI), Palmas (TO), Campo Grande (MS) e Curitiba (PR). Ela conta com vários comerciais para televisão e rádio, com o objetivo de mobilizar a população contra o ato de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas.

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