Capital

Campanha pede reativação da radioterapia no Hospital Universitário

Sindicato organiza abaixo assinado para que hospital aceite recursos federais

Nadyenka Castro | 22/10/2012 16:59
Selo da campanha organizada por sindicato.
Selo da campanha organizada por sindicato.

Campanha organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social de Mato Grosso do Sul pede a reativação da radioterapia no HU (Hospital Universitário), em Campo Grande.

Com o slogan Aceita HU, o Sindicato criou uma página na rede social facebook, com link para abaixo assinado eletrônico. A intenção é protocolar as assinaturas na Justiça Federal, como forma de chamar atenção para o drama dos pacientes com câncer e influenciar a decisão judicial, em relação ao pedido feito pelo MPF (Ministério Público Federal).

O MPF impetrou, no início do mês, ação civil pública para obrigar o HU a aceitar recursos federais e assim reativar o serviço de oncologia, que está terceirizado para clínica Neo Rad. O hospital está em primeiro lugar na lista de prioridades para repasse dos recursos. Basta aceitar. 

Diante disso, o MPF pede à Justiça Federal liminar para que haja imediata adesão do hospital ao plano do governo federal e que adote todas as medidas para receber e manter em funcionamento os equipamentos de radioterapia, inclusive contratando os profissionais necessários.

O MPF pede também o estabelecimento de multa diária de R$ 3 mil, caso haja descumprimento da ordem judicial, que deve ser cobrada diretamente da reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Silva Correa Oliveira, e do diretor-geral do HU, José Carlos Dorsa Vieira Pontes. Já a União deve manter o HU na lista de prioridades do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS (Sistema Único de Saúde).

Nos siga no