Capital

Campanha faz diagnóstico de hanseníase neste sábado em Campo Grande

Marta Ferreira | 12/05/2012 09:47

Uma campanha da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) está oferecendo diagnóstico de hanseníase em Campo Grande neste sábado. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o segundo país com maior incidência da doença, ficando atrás apenas da Índia.

Os atendimentos começaram às 9h às 12 horas em quatro locais: Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (avenida Senador Filinto Muller); Centro Regional de Saúde Aero Rancho (avenida Raquel de Queiroz); Centro Regional de Saúde Tiradentes (avenida José Nogueira Vieira); e Centro Regional de Saúde Bahia (avenida Senhor Do Bonfim).

Conforme dados do Ministério da Saúde, 30 mil novos casos de hanseníase foram identificados no Brasil, em 2011, o que significa uma redução de 15% em relação ao ano anterior.

A prevalência da doença é muito elevado principalmente nas regiões Norte (32,8), Centro-Oeste (31,5) e Nordeste (15,6). O estado na pior situação é o Mato Grosso, onde o coeficiente chega a 75,2 por 100 mil habitantes. Vale lembrar que os portadores da doença são, comumente, vítimas de preconceito e que o diagnóstico precoce pode ser determinante para um tratamento sem sequelas.

A hanseníase é uma doença crônica infecciosa que atinge principalmente a pele e os nervos e, se não for tratada adequadamente, pode causar sérias lesões e até a perda de membros.

Nos siga no Google Notícias