Capital

Campanha de multivacinação terá 17 locais para crianças serem imunizadas

Dia D de imunização será realizado em dois shoppings, ginásio e unidades de saúde

Ana Oshiro | 19/08/2022 10:27
Criança sendo vacinada em unidade de Saúde de Campo Grande (Foto: Divulgação)
Criança sendo vacinada em unidade de Saúde de Campo Grande (Foto: Divulgação)

Neste sábado (20) será realizado o Dia D da campanha de multivacinação para crianças de 0 a 14 anos em Campo Grande. Ao todo serão 17 locais onde os pais poderão levar os filhos para se vacinarem com poliomielite, gripe e atualização da caderneta de vacinação. A ação começa às 7h30 e segue até 18h, confira os pontos no fim da matéria.

Serão disponibilizados 20 imunizantes, sendo alguns deles contra covid-19 e influenza, que também poderão ser aplicados em adultos que estiverem com as doses atrasadas. A vacina contra poliomielite é exclusiva para crianças de 1 a 4 anos.

“A campanha é necessária porque temos percebido uma redução significativa e perigosa da cobertura vacinal, gerando o risco, inclusive, de doenças já consideradas extintas voltarem a circular, como foi o caso do Sarampo”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

Nas 14 unidades de saúde que participarão do Dia D, o funcionamento será das 7h30 às 17h, enquanto no Pátio Central Shopping o atendimento será das 8h às 17h. Na região do Vida Nova haverá atendimento das 8h às 12h no Ginásio Poliesportivo Tarsila do Amaral, e no Shopping Norte Sul Plaza a ação é realizada das 10h às 18h.

Toda a população a partir dos seis meses de idade poderão receber a vacina da gripe. Já o imunizante da Covid-19 poderá ser aplicado em toda a população com pelo menos três anos de idade que ainda não recebeu nenhuma dose da vacina.

Quem já cumpriu o intervalo preconizado pelos fabricantes das vacinas para concluir o esquema vacinal básico poderá também receber a segunda dose. Quatro meses após finalizado o esquema, quem tem 12 anos ou mais poderá receber o primeiro reforço da vacina.

Quatro meses também é o intervalo entre os reforços para quem tem 35 anos ou mais, trabalha na área da saúde ou possui 18 anos ou mais tenha algum imunocomprometimento grave.

Nos siga no