Capital

Campanha de multivacinação começa sem fila em Campo Grande

Christiane Reis | 19/09/2016 18:08
A pequena Sarah recebeu a imunização na UBS do Bairro Tiradentes. (Foto: Christiane Reis)
A pequena Sarah recebeu a imunização na UBS do Bairro Tiradentes. (Foto: Christiane Reis)

O primeiro dia da campanha de multivacinação foi tranquilo nos postos de saúde de Campo Grande, o trabalho teve início nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 30 de setembro, com o Dia D marcado para o próximo sábado (24), quando deve aumentar a corrida aos postos.

Segundo o secretário municipal de saúde, Ivandro Correa Fonseca, a expectativa realmente é para o Dia D. “A população costuma concentrar mesmo no Dia D, mas já vemos que algumas famílias já anteciparam e levaram os filhos”, disse. Ele lembrou que no sábado a vacinação vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Para a campanha de imunização, serão enviadas doses de vacina para febre amarela, hepatite A, dupla adulto, DTP, HPV, Meningocócica C, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, varicela, VIP, VOP, tríplice viral e tetra viral. O objetivo é imunizar crianças menores de 5 anos, as de 9 anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.
Para o posto de saúde do Bairro Tiradentes, a contadora Carolina Alves de Oliveira Dolzan, 26 anos, levou a filha Sarah Oliveira Dolzan, que tem 1 ano e 3 meses para colocar em dia as vacinas. “ Ela já estava no período de trazê-la para tomar vacina e coincidiu com a campanha, então já vamos aproveitar”, disse a mãe. Sarah tomou as vacinas contra a pólio, (VOP), hepatite A, tetraviral e DTP (Antitetânica).

Já a Maria Luiza Serafim, 9 anos recebeu a duplo adulto e a contra HPV. A tia dela, Nayama Deganello, 31 anos, contou que a menina se machucou em um passeio e o médico orientou antecipar a antitetânica. “ Muito bom quando tem essas campanhas porque chama a atenção das famílias, assim todos lembram de trazer os filhos”, disse.

No Bairro Mata do Jacinto, Seila Adriana Trindade Tartari, 38 anos, levou a pequena Juliana Trindade Tartari , que tem um ano e 10 meses. A pequena recebeu o reforço da pólio (VOP), “ eu vim assim que fiquei sabendo da campanha, porque é importante manter a vacina em dia”, disse.

Mato Grosso do Sul terá a disposição 593,4 mil doses de vacina para a Campanha de Multivacinação. Ao todo, 26,8 milhões de doses foram enviadas para as unidades da federação, que serve para a vacinação de rotina, no mês de setembro (7,6 milhões) e doses extras para a campanha (19,2 milhões).

Nos siga no