Capital

Campanha a favor de pedestres inicia 4° etapa em parceria com Saúde

Luciana Brazil | 02/10/2012 13:55
Agentes comunitários de saúde foram às ruas entender como é o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. (Fotos:Pedro Peralta)
Agentes comunitários de saúde foram às ruas entender como é o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. (Fotos:Pedro Peralta)

A 4° etapa da Campanha “Pedestre, Eu cuido!”, lançada na manhã de hoje pelo Detran (Departamento Estadual  da Trânsito), contará com a parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para levar à população, por meio dos agentes comunitários de saúde, orientações de como prevenir acidentes de trânsito e os cuidados com a segurança dos pedestres. Serão 1,4 mil agentes comunitários, que já iniciaram o trabalho de capacitação.

A ação, com foco no âmbito familiar, será desempenhada durante as visitas feitas às residências, onde os moradores receberão instruções de segurança no trânsito e respeito à faixa de pedestre.

O trabalho pretende sensibilizar a população diante do alto número de acidentes registrados na cidade. “Os agentes comunitários têm um perfil adequado para fazer esse trabalho, já que estão em contato com a população e, além disso, os acidentes de trânsito se tornaram um problema de saúde pública e tem tudo a ver”, destacou a tecnóloga de Educação e Segurança para o Trânsito do Detran, Lidiana de Freitas dos Santos, autora da proposta e ex-agente comunitária de saúde.

Hoje pela manhã, integrantes do Detran e da Sesau se concentraram em frente a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Universitário, na avenida Gury Marques com a Guaicurus, onde distribuíram aos condutores folders que falavam sobre a importância da faixa de pedestre e sobre os cuidados no momento de sinalizar a intenção de atravessar.

 

Telma aborda motocilista para entregar material sobre segurança no trânsito.

Outros dois cruzamentos importantes da cidade, onde funcionam outras Unidades de Pronto-Atendimento, farão parte da 4° etapa. “Vamos nos mobilizar na UPA da Vila Almeida e na UPA do bairro Coronel Antonino”, frisou o gestor de Educação e Segurança do Trânsito, Ivar Custódio da Silva.

Segundo ele, o contato direto com a população propicia aos agentes comunitários o desenvolvimento eficaz do trabalho. “É importante mostrar aos agentes como fazemos a conscientização dos motoristas nas ruas e, além disso, esses profissionais estão sendo capacitados, desde setembro. Mas quem está no corpo a corpo são eles”,.

A capacitação dos agentes será feita até janeiro de 2013, onde estão incluídas todas as equipes das UPA’s, das UBSF’s (Unidade Básica de Saúde Familiar) e dos postos de saúde.

“Eles vão servir como multiplicadores do nosso trabalho. É possível colhermos frutos positivos. Com a educação é possível atingir o objetivo que é mudar o comportamento das pessoas”, frisou Lidiana.

"É um dos trabalhos mais válidos que eu já via dentro da Sesau porque é preciso sair", afirmou a agente comunitária, Sandra Aparecida.

Para a assistente social da UPA, Telma Azevedo, a quantidade de vítimas de acidentes é o que motiva o desenvolvimento do trabalho. "Ontem mesmo nós tivemos um óbito neste posto".

"Pedestre, Eu cuido!" é uma parceria entre a Agetran e Ciptran (Companhia Independete de Policiamento de Trânsito), além de outras entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito.

Campanha: No lançamento do programa, em novembro do ano passado, o foco foi os motoristas, como lembrou Ivar. Já na segunda etapa, os pedestres receberam o enfoque maior. A conscientização veio por meio de campanhas na televisão com cantores famosos.

Para a 3° etapa, o programa aproveitou a campanha “Volta às aulas”, realizada pelo Detran, e orientou motoristas e pedestres sobre os perigos do trânsito.

Nos siga no