Capital

Câmara pede reabertura de leitos fechados pela vigilância no HU e Santa Casa

Lidiane Kober | 05/08/2013 15:52
Vereadores foram hoje à Santa Casa e HU (Foto: Cleber Gellio)
Vereadores foram hoje à Santa Casa e HU (Foto: Cleber Gellio)

Vereadores saíram, nesta segunda-feira (5), do HU (Hospital Universitário) e da Santa Casa decididos a convencer o secretário estadual de Saúde, Antônio Lastoria, a agir pela reabertura de dois leitos de terapia intensiva infantil e de pronto-atendimento, fechados pela vigilância sanitária.

Dos oito leitos, a fiscalização fechou dois na Santa Casa e também o pronto-atendimento do HU. Na semana passada, duas pessoas morreram em Campo Grande em postos de saúde diante da falta de vagas em hospitais. A sobrecarga ocorreu após a Capital perder a opção de levar pacientes ao Hospital Universitário.

A promessa da direção do HU, segundo o vereador Paulo Siufi (PMDB), presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, é reabrir o pronto-atendimento no próximo dia 20, após conclusão de remanejamento para comportar o serviço em outro espaço até a reforma ser concluída. O fechamento ocorreu por comprometimentos estruturais no prédio e problemas de superlotação de pacientes.

Na Santa Casa, preocupa a Câmara Municipal a redução na demanda de atendimento de terapia intensiva infantil. “As unidades fechadas já salvaram muita gente nas condições que estavam, por isso, precisam ser mantidas até a construção de 10 novos leitos”, defendeu Siufi.

Segundo o vereador, a vigilância sanitária fechou os dois leitos por ocuparem espaços irregulares. “A Santa Casa deu um jeitinho para caber mais leitos e a fiscalização barrou”, explicou. “Nossa esperança é sensibilizar o secretário estadual de Saúde a reativar o serviço até novas ofertas serem abertas”, acrescentou.

Nos siga no