Capital

Calorão de novembro coloca Campo Grande entre capitais mais quentes

Temperatura chegou a atingir os 36°C nesta quarta-feira, de acordo com o Inmet

Tainá Jara | 20/11/2019 17:28
Céu limpo deixou o sol arder na tarde desta quinta-feira (Foto: Kisie Ainoã)
Céu limpo deixou o sol arder na tarde desta quinta-feira (Foto: Kisie Ainoã)

Campo Grande foi a terceira Capital do País a registrar a maior temperatura nesta quarta-feira. Os termômetros chegaram a registrar 36°C, no período da tarde. A cidade ficou atrás apenas de Cuiabá (36,4°C), no Mato Grosso, e Teresina (36,7°C), no Piauí, conforme os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

As altas temperaturas deixaram os campo-grandenses inquietos. Quem não tinha ar condicionado em casa recorreu às sombras de árvores das pracinhas da cidade para se refrescar.

Ir munido de muita água foi a estratégia da produtora de eventos, Jocimara Bento Palhano, de 42 anos. A preocupação maior é manter hidratada a filha de 3 anos, enquanto se divertem no parquinho. “Eu sempre veio com bastante. Quando me esqueço de trazer, compro. Não dá para deixar sem”.

Para o passeio desta tarde na Praça Belmar Fidalgo, garrafa de 5 litros não foi suficiente. Além de recipiente extra, a produtora levou também suco. Quando estão em casa, a piscina de plástico tem sido a melhor aliada para aliviar o calor. “Hoje mesmo, ela tomou banho de piscina”, relembra.

Manter as garrafinhas cheias também foi à estratégia usada pela jornalista Mariana Calazans, 32 anos, para as filhas e prima brincarem na areia sem preocupação. “Quando está calor assim, eu tento ficar mais em casa. Deixo para sair mais final de tarde, com garrafa de água e protetor solar”, ressalta.

 

Manter a garrafa de água cheia é estratégia para crianças não desidratarem (Foto: Kisie Ainoã)
Filha de três anos de Jocimara interrompe a brincadeira no parquinho para tomar água (Foto: Kisie Aionoã)

Para a prima e a filha de 9 anos, encher as garrafas nas torneiras disponibilizadas na praça, além de hidratar, se torna brincadeira para matar o calor.

Mesmo quem tem ar condicionado em casa, não aquenta ficar preso. O jeito é procurar alternativa para se refrescar. O produtor musical Gabriel Radamantes, 21 anos, recorreu a água de coco. “Anda muito calor. Fora de casa é difícil. Tem que procurar se hidratar procurando algo para beber”.

Interior – As temperaturas no interior foram ainda maiores. Os municípios de Porto Murtinho, distante 466 quilômetros da Capital, e Corumbá, a 420 quilômetros da Capital, ficaram entre os mais quentes do país, nesta quarta-feira. O primeiro registrou máxima de 38,2°C e a segunda de 38,1°C.

Ontem, os municípios de Três Lagoas, 339 quilômetros da Capital, e Porto Murtinho ficaram entre os mais quentes do País. Foram 38,7°C e 38,1° respectivamente. A maior temperatura registrada foi no município de Caxias, no Maranhão.

Previsão – Conforme o Inmet, as temperaturas vão continuar altas no resto da semana. A máxima em Mato Grosso do Sul será de 38°C, nesta quinta-feira, com pancadas de chuva no centro-leste e norte-nordeste do Estado. Para Capital, não há previsão de chuva e a temperatura pode chegar a 33°C.

Nos siga no