Capital

Caça que caiu havia decolado da Base Aérea e seguia para treino no PA

Nadyenka Castro e Luciana Brazil | 07/07/2012 10:05

Distância entre local da decolagem e da queda é de aproximadamente 5 quilômetros. Piloto que morreu estava sozinho no caça

Destroços do caça da FAB. Aeronave afundou 2 metros no solo. (Foto: Simão Nogueira)
Destroços do caça da FAB. Aeronave afundou 2 metros no solo. (Foto: Simão Nogueira)

A aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) que caiu no início da manhã deste sábado, no Indubrasil, em Campo Grande, havia acabado de decolar. A decolagem do Super Tucano A 29B foi na Base Aérea – distante cerca de cinco quilômetros do local da queda – e o destino do caça era a Serra do Caximbo, no Sul do Pará. As informações são do major Luciano Silvieri, comandante do Esquadrão de Comando.

De acordo com o oficial da FAB, o Tucano do 3º Grupamento - Esquadrão Flecha - saiu da Base Aérea de Campo Grande junto com outra aeronave, em voo que leva o nome de elemento. O caça que caiu era o líder.

Ambos aparelhos seguiam para o campo de prova Brigadeiro Veloso, em Caximbo, para treinamento de uso de armamento.

A aeronave que caiu é do tipo monoposto – com um piloto -, e, conforme Luciano Silvieri, estava na Capital há dois anos, era considerada de última geração e tinha equipamentos de combate leve.

O major informou ainda que no caça, o piloto tem todos os recursos para voo seguro . Disse ainda que, apesar do Tucano não ter caixa preta, todo o percurso é filmado.

Estas imagens e outras que foram feitas por um helicóptero que sobrevoou o local após o acidente vão fazer parte do processo que será aberto pela FAB para apurar as causas da queda.

Conforme o comandante do Esquadrão de Comando, na investigação que será realizada pela FAB, tudo será avaliado. Questões como o tempo e motivos humano, material e operacional.

O oficial não revelou o nome e nem a idade do piloto, mas, disse inicialmente que o militar era do Estado.

O acidente- A queda aconteceu antes das 8 horas. Testemunhas disseram à imprensa que viram o caça perder altura ao fazer manobra que lembra uma curva. A aeronave afundou dois metros e o corpo foi parar a aproximadamente 150 metros do aparelho.

Após a queda, muita fumaça saía do caça. Seis equipes do Corpo de Bombeiros estiveram no local. Uma ficou responsável pelo resfriamento.

Nos siga no