Capital

Bosque Santa Monica sofre com ruas esburacadas por onde passam ônibus

Moradores reclamam que os ônibus não tem mais condições de transitar pelo bairro

Filipe Prado | 21/10/2013 14:57
Buracos prejudicam o tráfego de ônibus na região (Foto: Marcos Ermínio)
Buracos prejudicam o tráfego de ônibus na região (Foto: Marcos Ermínio)

Vias onde passam ônibus, no Bosque Santa Mônica 1 e 2, estão em situação precária. Os moradores da região, principalmente da rua Lúcia Helena Coelho Mayome, reclamam da falta de preparo da via para receber a linha de ônibus.

Muitos moradores utilizam o transporte público e pedem que, pelo menos, a Prefeitura coloque cascalho nas ruas. Como Camila Menezes, 26 anos, que utiliza o ônibus para ir todos os dias para o trabalho. “Está horrível, os ônibus tem que desviar dos buracos e subir em cima das calçadas. Não tem como andar por aqui”, explica.

Liberato Maciel, 51, diz que a situação está piorando na rua e mesmo que a linha do transporte público tenha sido vantajosa para eles, ela é uma das causas dos buracos e comenta que a situação vai piorar. “Aqui era a melhor rua, mas está ruim a situação e quando chove fica pior. E vai piorar ainda mais”, relata o aposentado.

Ele também comenta que os buracos que abrem na rua sempre ficam cheios de água, podendo causar alguma doença, nas crianças que moram por ali. “Quando a mãe vê, a criança já entrou na poça de água, é perigoso ela pegar alguma doença ali”.

Os motoristas de ônibus também não gostam da situação da rua, acham que prejudica seu trabalho e pode afetar a saúde dos passageiros. “É perigoso demais, por ser uma rua de linha, pode machucar algum passageiro aqui. Além disso, prejudica meu trabalho, pois acabo chegando atrasado aos pontos”, explica o motorista Emílio Jarbas, 43.

Desde 1998, Arnoldo Barcellos de Sá, 30, mora na região e diz que a situação está muito ruim para os motoristas e moradores. “Os motoristas não querem passar por aqui, eles dizem que se continuar assim eles vão tirar a linha da região”.

Prejuízo - Alguns moradores do bairro têm seus próprios meios de transporte e também se sentem prejudicados com os buracos, como é o caso de Alex Salvatierra de Souza, 25. Ele é motorista e entregador, sendo prejudicado pela situação da rua. “Uma vez eu tive que vir de caminhão até a minha casa e acabei quebrando o feixe de mola do carro da empresa. Tive que pagar o prejuízo. Agora eu entro de ré na rua, para não quebrar nada”.

Arnoldo também já foi prejudicado. Ele possui moto e carro próprio, mesmo sabendo onde ele deve passar, acabou com o carro estragado. “Eu passei, com o carro, dentro de um destes buracos e um ferro, que foi colocado ale pelos moradores para amenizar o impacto, entrou no meu carro.”

Presidente de bairro - O presidente dos bairros Bosque Santa Mônica 1 e 2, Reginaldo Pereira da Silva, reclama da situação da rua e diz que sempre reivindica os direitos para a Secretaria Municipal de Serviços e Obras Públicas (Sesop), mas nada foi feito. “Eu já levei cinco ofícios para a secretaria, além de ligar fazendo as reclamações e não obtive nenhuma resposta”.

Desde o dia 15 de Agosto de 2012 que a linha passa pelo bairro, Reginaldo acha vantajoso para a população, mas pede que as ruas sejam revitalizadas. “O que nós pedimos é que, pelos menos, coloquem cascalho na rua, para que a empresa de transporte público não tire este benefício, que é a linha de ônibus”, relata o presidente.

Reginaldo mostra os ofícios enviados para a Prefeitura (Foto: Marcos Ermínio)
Alex teve que pagar o prejuízo causado ao carro da empresa que trabalha (Foto: Marcos Ermínio)
Os moradores que possuem carro também sofrem com os buracos na rua (Foto: Marcos Ermínio)
Buracos tomam conta da rua Lúcia Helena Coelho Mayome no Bosque Santa Mônica (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no