Capital

Bombeiros dizem que falta de informação prejudica evacuação em incêndios

Fabiano Arruda e Viviane Oliveira | 02/10/2011 10:34
Incêndio começou em apartamento no 9º andar da segunda torre de edifício.
Incêndio começou em apartamento no 9º andar da segunda torre de edifício.

A falta de informação de como agir em incêndios e de conhecimento sobre a estrutura dos prédios por parte de moradores atrapalham a evacuação eficiente de prédios.

Esta é a percepção de oficiais do Corpo de Bombeiros, que estiveram nesta manhã no edifício Leonardo Da Vinci, que fica na Rua Amazonas, bairro Monte Castelo, em Campo Grande. O apartamento 904 do 9º andar, da segunda torre, gerou incêndio nesta madrugada que resultou na morte de Giovanni Sergio Dolabani Leite, de 24 anos, além de muito desespero e tumulto.

Segundo o tenente-coronel Joilson de Paula, chefe de comunicação da corporação, é a segunda vez neste ano que militares do Corpo de Bombeiros se deparam com a falta de orientação dos moradores em prédio que registram incêndios.

Ele orienta que os condôminos conheçam mais a funda a estrutura dos edifícios onde residem para saber como agir em situações como estas.

Joilson confirmou que o local passou por vistoria do Corpo de Bombeiros há 15 dias e que recebeu avaliação positiva por parte da corporação.

O tenente-coronel afirmou que, durante o incêndio nesta madrugada, os moradores do prédio utilizavam a portas antiincêndio para deixar o local, mas elas ficavam abertas nos andares, o que favoreceu a propagação da fumaça.

Além disso, o bombeiro relatou que o elevador foi desligado, bem como o sistema de gás. Ele considerou normal o pânico generalizado em situações como esta, onde as pessoas buscam a saída mais rápida, mas sugeriu que a direção dos condomínios busque cursos no Corpo de Bombeiros para orientação em como agir e se comportar em incêndios, ressaltando que as aulas são gratuitas.

Já o tenente Reginaldo Alves de Moraes, que comandou a operação nesta madrugada, relatou que orientação do Corpo de Bombeiros foi para que os moradores evacuassem o prédio. Ele desconhece a informação de que haveria a determinação, num determinado momento do incêndio, para as pessoas permanecerem em suas casas e evitarem inalar a fumaça.

Pelo menos 25 militares estiveram na operação, que consumiu três mil litros de água. O trecho da Rua Amazonas ficou interditado.

Segundo Moraes, o fogo realmente começou na cozinha, no entanto, as quatro pessoas que estavam no apartamento do nono andar não souberam dizer a causa.

Incêndio - As chamas no edifício começaram por volta das 2 horas deste domingo.

O publicitário Giovanni Sergio Dolabani Leite, de 24 anos, morreu por volta das 4h20, intoxicado. Ele chegou a ser encaminhado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino, mas faleceu na unidade.

A vítima era portadora de necessidades especiais e se locomovia com dificuldade. Ele teria inalado muita fumaça ao tentar descer às escadas. Dolabini não era morador do apartamento do 9º andar e residiria num andar acima.

Cada torre do edifício tem cerca de 40 apartamentos. A evacuação do prédio teria demorado a começar porque a maioria dos moradores estava dormindo. Eles só se deram conta da gravidade da situação após o alarme do edifício disparar. Houve correria e tumulto no local.

Nos siga no