Capital

Bombeiros dão dicas para evitar acidentes nas festas de fim de ano

Viviane Oliveira | 20/12/2010 17:21

O Corpo de Bombeiro alerta sobre o cuidado que as pessoas devem ter com as instalações natalinas e fogos de artifício. Algumas dicas podem evitar choques ou até mesmo incêndios provocados por descuidos ou instalações mal feitas e ainda queimaduras em crianças e adultos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o cuidado deve começar na hora de comprar a iluminação natalina. Nas embalagens dever haver informações de potência, voltagem e modo de uso. É preciso verificar o selo de qualidade, que deve estar visível na embalagem com instruções escritas e certificar se o produto tem o selo do Inmetro.

É importante também verificar se na fiação do pisca-pisca há emendas, fios soltos ou lâmpadas queimadas nas conexões. Ao fazer a ligação do pisca-pisca ou no interruptor não pode haver grande quantidade de eletrodomésticos plugados simultaneamente no T (conhecido também como benjamim), porque pode correr o risco de curto circuito e até de incêndios.

Ao comprar uma árvore artificial, procure a etiqueta “resistente ao fogo”. Nunca utilize luzes elétricas numa árvore decorativa feita em metal, porque ela poderá ficar carregada com eletricidade por causa de luzes com defeito, o que pode levar a uma eletrocussão, que é a exposição do corpo a uma dose letal de energia elétrica.

Antes de usar luzes decorativas é importante verificar se todas as lâmpadas funcionam e se não há fios expostos ou ligações com defeitos.

A sugestão dos bombeiros é optar pelas luzes LED, que são mais econômicas e adequadas ao meio ambiente e não colocar as lâmpadas muito próximas de ornamentos delicados, principalmente aqueles confeccionados à base de papel.

A orientação também é para apagar todas as lâmpadas ao dormir ou quando não tiver ninguém em casa.

As lâmpadas podem gerar um curto-circuito e provocar um incêndio. Evite colocar as árvores próximas de materiais de fácil combustão. Use materiais resistentes ao fogo para decorar uma árvore de Natal. A árvore não deve bloquear a janela ou porta que permita a livre circulação das pessoas.

Se a árvore for natural corte um pouco do tronco para expor a madeira para permitir melhor absorção de água e ajudará a evitar que ela seque e se converta num perigo de incêndio. Além disso

Fogos de artifício O número de ocorrências causadas por fogos de artifício nesta época do ano é grande principalmente no fim de ano e na época das festas juninas. Os bombeiros fiscalizam os locais que vendem fogos de artifício como controle de estoque e venda nas lojas grandes e especializadas. As lojas que não tem essa autorização, como os mercadinhos, por exemplo, não podem comercializar estes produtos.

Não deixar crianças brincar com fogos de artifício e evitar decorações que seja afiadas ou quebráveis.

Nos siga no Google Notícias