Capital

"Blitz" leva até pia móvel para prevenir contra covid-19 no transporte público

Centena de passageiros e motoristas foram abordados por equipe do Sest/Senat nesta manhã

Jones Mário e Bruna Marques | 06/07/2020 10:51
Pia móvel instalada no terminal Bandeirantes para higienização das mãos (Foto: Kísie Ainoã)
Pia móvel instalada no terminal Bandeirantes para higienização das mãos (Foto: Kísie Ainoã)

Nesta primeira manhã de ação do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), uma centena de passageiros e motoristas passaram pela “blitz” de prevenção ao novo coronavírus no terminal Bandeirantes, região oeste de Campo Grande.

Com termômetro de testa, álcool 70% e até “pia móvel” para lavar as mãos, três profissionais do Sest/Senat abordaram usuários do transporte público de Campo Grande entre 6h e 10h desta segunda-feira (6). Ninguém apresentava febre ou sintomas da covid-19 e, assim, não precisou ser encaminhado a unidade de saúde ou teleconsulta.

Auxiliar de cozinha, Bruna Takahashi passa por aferição de febre no terminal Bandeirantes (Foto: Kísie Ainoã)

Auxiliar de cozinha, Aline Takahashi, 32 anos, aprovou a iniciativa. Ela teme a doença em pandemia por morar com a mãe, idosa e hipertensa, além da filha de 8 anos.

“Meu medo é levar [o vírus] para dentro de casa. O número de casos tem aumentado bastante. Muitas vezes a pessoa nem apresenta sintomas. Pegamos e não sabemos. Ações como essa ajudam a amenizar isso”, comentou, enquanto aguardava ônibus para ir até o Centro.

Segundo a coordenadora de promoção social do Sest/Senat, Maria da Conceição Modesto dos Santos, “o objetivo da ação é levar conhecimento para uma classe importante na sociedade, do transporte público, e para os usuários, porque a informação sobre a prevenção é o mais importante nesse momento”.

Paramentados, funcionários do Sest/Senat distribuíram panfletos informativos (Foto: Kísie Ainoã)

Além dos materiais para higiene e sanitização, foram distribuídos folhetos com material informativo sobre a doença e como se prevenir dela. Os funcionários do Sest/Senat foram capacitados pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para participar da iniciativa.

A blitz passou também pelo terminal Aero Rancho nesta manhã. Pela tarde, das 15h às 19h, o Sest/Senat estará nos terminais Morenão e Guaicurus.

Na terça (7), a iniciativa segue para o terminal General Osório pela manhã, das 6h às 10h; e Nova Bahia pela tarde/início da noite, entre 15h e 19h. No terminal Júlio de Castilho, a blitz se estende pelo dia todo.

As equipes seguem nos terminais por durante 30 a 40 dias.

Nos siga no