Capital

Bernal estuda cancelar marcação de consulta por telefone nos postos

Edivaldo Bitencourt, Mariana Lopes e Carlos Martins | 04/04/2013 11:16
Unidade do José Tavares pode ter serviço suspenso (Foto: Pedro Peralta)
Unidade do José Tavares pode ter serviço suspenso (Foto: Pedro Peralta)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), decidiu rever e pode cancelar o programa que permite o agendamento de consultas por telefone nas unidades básicas de saúde. Lançado em 2012 pelo ex-prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), o Gisa (Gerenciamento de Informações em Saúde) já funciona em 30 postos do Programa de Saúde da Família.

De acordo com o funcionário da unidade de saúde no conjunto José Tavares, na saída para Cuiabá, o paciente pode marcar consultas pelo Portal de Voz (0800-70-747472). Cada um dos dois médicos no posto permite o agendamento de cinco pacientes por telefone no período da tarde.

Bernal admitiu, em entrevista ao Campo Grande News, que vai rever o programa, que teve investimento de R$ 9,8 milhões e vem sendo divulgado como referência pelo Governo federal.

Ele colocou técnicos para realizar o levantamento sobre o sistema. O prefeito alegou que o software adquirido para agilizar o Portal de Voz e a informatização das unidades de saúde não funciona. Bernal anunciou que vai encaminhar a conclusão do levantamento para o MPE (Ministério Público Estadual) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Pressão – Um funcionário do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação), que pediu para ter o nome preservado, informou que os técnicos foram pressionados a assinar um atestado de que o Gisa não funciona. O objetivo da atual gestão é desativar o sistema.

O técnico garantiu que o sistema tem qualidade técnica e é viável. Ele contou que grupos de outros municípios e estados vieram conhecer o sistema de marcação de consultas por telefone, que começou como projeto piloto em dois postos de saúde. Atualmente, conforme o funcionário, 30 unidades marcam consulta por telefone e outras 30 estão em condições de aderir ao Portal de Voz.

Insatisfeitos – Usuários ainda não se acostumaram com o novo sistema. A dona de casa Edith Neves Vieira, de 68 anos, disse que nunca conseguiu retorno para marcar a consulta por telefone. Ela desistiu após esperar pelo retorno por mais de seis meses.

Já a dona de casa Maria Neuza de Araújo, de 51 anos, decidiu marcar consulta pessoalmente após tentar uma vez por telefone e não conseguir informações suficientes da atendente.

Outra usuária que reclamou do Portal de Voz foi a manicure Jaqueline Alves, de 38 anso, que tentou marcar três vezes por telefone, mas não conseguiu contato. Em algumas vezes, o telefone estava ocupado e outras, ninguém atendeu às ligações.

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