Capital

Bebês devem tomar segunda dose de vacina contra gripe, alerta Secretaria

Marta Ferreira | 10/07/2012 10:57
Crianças devem ser levadas a postos para segunda dose da vacina. (Foto: Minamar Junior)
Crianças devem ser levadas a postos para segunda dose da vacina. (Foto: Minamar Junior)

A Secretaria de Saúde de Campo Grande emitiu hoje alerta de que crianças entre seis meses de idade e dois anos devem tomar duas doses da vacina contra a gripe. A aplicação deve ser um mês após a primeira dose.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar na Capital 18.572 crianças. Segundo os últimos dados divulgados pela Sesau, foram vacinadas 15.862, ou seja, 85,41% do que foi estabelecido.

O secretário municipal de Saúde, Leandro Mazina, explica que os pais não devem demorar a levar seus filhos para tomar a segunda dose. Segundo os dados da pasta apontam, várias crianças receberam a 1ª dose há 45 dias. “As unidades de saúde já reservaram a segunda dose para estas crianças, os pais podem levar seus filhos onde tomaram a primeira dose, que a segunda está garantida”, afirmou Mazina.

"É muito importante que as crianças retornem às unidades para tomarem a segunda dose da vacina, pois só assim elas estarão totalmente imunizadas e protegidas contra as complicações decorrentes da gripe, como as pneumonias", observa a médica infectologista Márcia Dal Fabro, diretora de Vigilância da Secretaria.

A única ressalva, de acordo com a secretaria, é para as crianças que estiverem com febre. Elas devem passar por uma avaliação médica antes de tomar a vacina.

Nos siga no