Capital

Bebê que nasceu “sem ânus” passa por cirurgia e ficará em UTI

O bebê nasceu no dia 23, na Maternidade Cândido Mariano, e só foi diagnosticado com a anomalia 24 horas depois

Anahi Zurutuza | 25/02/2020 17:50
Bebê se recupera na UTI Neonatal do Hospital Regional (Foto: Arquivo de família)
Bebê se recupera na UTI Neonatal do Hospital Regional (Foto: Arquivo de família)

Depois de passar por cirurgia no Hospital Regional de Campo Grande para a colocação de bolsa de colostomia (coleta de fezes), o recém-nascido com ânus imperfurado (fechado) se recupera na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal. O bebê nasceu no dia 23, na Maternidade Cândido Mariano, e só foi diagnosticado com a anomalia 24 horas depois, porque ficou com a barriguinha bem inchada e vomitava sem parar.

A mãe, Valderlice Carolina da Silva Sarviano, de 17 anos, relatou ao Campo Grande News que o filho deve ficar de 15 a 20 dias na UTI, se alimentando por sonda. A solução definitiva para o problema só vira quando ele tiver aproximadamente 1 ano e o menino passar por nova cirurgia.

A família enfrenta dificuldades financeiras e não hesita em pedir ajudar para que a mãe possa visitar o filho diariamente. A jovem mãe mora com a avó da criança no Bairro Coophavilla 2 e o pai do recém-nascido trabalha como ajudante de pedreiro.

O caso – Segundo a diretora técnica da maternidade, Cláudia Lang, a anomalia geralmente é diagnosticada no primeiro exame que o pediatra faz, logo após o nascimento. “Entretanto, dependendo do tipo de malformação, o diagnóstico só é possível de 24 horas a 48 horas após o nascimento, quando o recém-nascido apresenta sintomas como vômitos e distensão abdominal”.

Nos siga no