Capital

Base Aérea promove tradicional dia de portões abertos em Campo Grande

Evelyn Souza | 22/06/2013 13:49
Portões abertos conta com exposições de aeronaves (Foto: Cleber Gellio)
Portões abertos conta com exposições de aeronaves (Foto: Cleber Gellio)

A Base Aérea de Campo Grande promove desde às 10h desse sábado (22) o tradicional dia de portões abertos em Campo Grande. A entrada é um quilo de alimento não perecível, que será revertido para instituições de caridade.

O evento que é tradicional na cidade, conta com exposições de aviões de caça, aviões de transporte e helicópteros, salto de paraquedistas, demonstrações de resgate com helicópteros, exposição de veículos blindados do Exército, cães de guerra, encontro de carros antigos e praça de alimentação.

Entre as atrações está o avião C-13 Hércules que será utilizado para demonstração de combate a incêndio. Um dos que mais chamam a atenção é o helicóptero da FAB, utilizado para busca e resgate de pessoas. Muito utilizado também para salvamento. A capacidade é de até 13 pessoas e seis macas. A aeronave que mede 17,4 metros pode chegar até 223 km/h.

Para quem gosta de lazer ou robe, a Base Aérea também expõem os modelos Trike, aeronave com asa delta fabricada especialmente para esse tipo de voo. A autonomia do Trike é de 4 horas com velocidade média de 100 k/m.

O servidor público Márcio Eduardo Cação, de 34 anos aproveitou o sábado para levar os filhos, de 4 e 9 anos. “To vindo pela primeira vez. A oportunidade é ótima pra gente conhecer. Muita gente nem sabe o que tem aqui”, diz.

A recreadora Idelmir Araújo de Oliveira também foi com o marido e os três filhos. “Viemos por curiosidade mesmo. Eles adoraram os aviões”, conta.

 

Casal se encantou pelo Fusca, 1963. (Foto: Cleber Gellio)
Tereza e Roberto viajaram 500 km para exposição de carros antigos. (Foto: Cleber Gellio)

Já o casal Rachel Escobar, de 33 anos e Weslei Trajara, de 34 participam todos os anos. Eles se encantaram pelos carros antigos, principalmente por um Fusca bege, de 1963. Os filhos, de 5 e 8 anos, não tiraram os olhos do modelo Nissan Silva, sport coupé, igualzinho o do filme Carros.

“Sou design, adoro tudo o que é retrô. Essa mistura do antigo com contemporâneo”, diz Rachel.

O aposentado Roberto Castilho, de 65 anos e a esposa, Tereza Duarte Castilho, de 61, viajaram 500 quilômetros com o Galaxie Landau, ano 1981.

“Sempre que podemos participamos dessas exposições. Esse carro é meu sonho, tenho há 6 anos”, diz o aposentado que é de Adamantina, São Paulo.

A Base Aérea estará com os portões abertos até às 17h desse sábado. Amanhã, domingo (23), o horário é das 10h às 17h.

Todos que contribuírem com um alimento não perecível concorrem a dois sorteios de voos panorâmicos.

Nos siga no