Capital

Bairros têm abastecimento de água totalmente retomado nesta sexta-feira

Ontem a concessionária informou que 28 bairros já tinham o serviço restabelecido dos 76 que estavam sem o serviço

Yarima Mecchi | 31/03/2017 09:18
Barragem de contenção do Córrego Guariroba. (Foto: Águas Guariroba)
Barragem de contenção do Córrego Guariroba. (Foto: Águas Guariroba)

O abastecimento de água foi restabelecido nos 76 bairros que estavam sem o serviço desde quarta-feira (29). De acordo com a Águas Guariroba - concessionária responsável pela captação, tratamento e fornecimento de água de Campo Grande - o fornecimento foi totalmente normalizado na madrugada desta sexta-feira (31).

Ontem (30) a concessionária informou que 28 bairros já tinham o serviço restabelecido. Unidades de saúde e escolas foram abastecidas com caminhões pipas, ao todo sete veículos atenderam a cidade.

Foram realizados nove abastecimentos por caminhão pipa, sendo dois para Santa Casa e os demais locais apenas um, sendo UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino; HU (Hospital Universitário); Ceinf (Centro de Educação Infantil) do bairro Piratininga; Ceinf da Vila Santa Bárbara; Escola Municipal Padre José Valentim; Clínica Med Rim e outro na Escola Municipal Coronel Antonino.

Durante a madrugada de ontem, 45 pessoas entre técnicos, engenheiros e pessoal da segurança do trabalho, fizeram o reparo de um vazamento em uma adutora que capta água do córrego Guariroba e abastece 34% da cidade. A adutora fica a cinco metros de profundidade e foi preciso usar uma retroescavadeira para chegar ao vazamento.

A tubulação possui 900 milímetros de diâmetro e tem 33 km de extensão às margens da rodovia BR-262, região da saída para Três Lagoas - próximo ao Autódromo de Campo Grande.

Com o rompimento da adutora, a empresa deixou de captar 1,4 mil litros d'água por segundo, cerca de cinco milhões de litros por hora. As caixas d'água usadas em residências comuns têm entre 500 e mil litros, ou seja, por segundo são captados a média armazenada em casas. A estimativa da empresa é que 300 mil habitantes foram afetados com o problema.

 

Funcionários trabalhando durante o conserto. (Foto: Águas Guariroba)

Captação - Campo Grande é abastecida por duas captações superficiais, sendo dos córregos Guariroba e Lageado. Elas são responsáveis por 50% do abastecimento, sendo o Guariroba por 34%. A bacia do Guariroba ocupa uma área de 360 km². O lago da represa do Guariroba possui um volume de aproximadamente quatro milhões de m³. A área da captação é de 97 hectares.

A cidade também é abastecida por captações subterrâneas, ou seja, poços. Eles são responsáveis pelos outros 50% do total da água que abastece o município. Atualmente existem 144 poços em operação.

Nos siga no