Capital

Bairros que viraram "supermercados de bandidos" têm 10 ladrões presos em um mês

Operação da PM foi realizadas no Carandá Bosque, Jardim Autonomista e Giocondo Orsi

Karine Alencar | 11/08/2022 17:16
Rua do bairro Carandá Bosque em Campo Grande, local alvo de ladrões na Capital (Foto: Kísie Ainoã)
Rua do bairro Carandá Bosque em Campo Grande, local alvo de ladrões na Capital (Foto: Kísie Ainoã)

Redução da criminalidade em três bairros de Campo Grande mostra o efeito positivo da parceira entre polícia e comunidade. "Aqui virou supermercado de bandidos, o ladrão entrava na casa e roubava o que queria", lembra o morador do Carandá Bosque, servidor público de 63 anos, Pedindo para não ter o nome divulgado, ele diz que em 20 anos vivendo em outro ponto da cidade, nunca teve medo de ladrões. "Mas aqui, em 3 meses, acordei com minha cerca arrebentada.

Outra servidora de 61 anos, que também pediu para não ter o nome divulgado, diz que a rua "estava um verdadeiro terror. Um dia chorei de ver a vizinha em desespero por ter a casa roubada, fiquei morrendo de dó", relembra ao contar que foi preciso criar um grupo chamado "Vizinhos em Alerta", para compartilhar informações e impedir os crimes.

Com média de quatro a cinco ocorrências diárias de furtos em casas e comércios, o 9º Batalhão ouviu os moradores e resolveu desencadear uma operação na região que integra o Carandá Bosque 1, 2 e 3, Jardim Autonomista e Giocondo Orsi, ocasião em que prenderam em apenas 30 dias, 10 ladrões na Operação Prospice, que significa 'vigilância total'.

De acordo com o tenente-coronel da Polícia Militar, que comandou os trabalho, Maurício Pavão Flores, a ação foi desenvolvida depois do apelo dos moradores, com apoio da GCM (Guarda Civil Metropolitana).

Além de rondas, os proprietários das residências forneceram pistas, como imagens e vídeos de câmeras de seguranças, para identificação dos ladrões.

"Nós criamos um grupo e temos contato diariamente com a população. Todos os dias fazemos policiamento preventivo na região, fazemos a abordagem dos suspeitos, cadastramos tudo, alimentamos os moradores com informações", detalha ele, enfatizando que o método inibi os bandidos e proporciona segurança para quem vive no lugar.

Notebook, vídeogame e secador de cabelo; objetos foram roubados e recuperados pela polícia (Foto: Polícia Militar)

Flagrantes

Para combater os furtos nas casas, os policiais intensificaram os trabalhos e fizeram observação do local durante o dia, ao longo de todo o mês. Enquanto para flagrar os crimes em empresas, o trabalho foi desenvolvido nas madrugadas. 

Em uma das apreensões, no último dia (25), três homens foram surpreendidos pelos policiais, enquanto saíam de uma casa com celulares, televisores, joias e o veículo usado para o crime com placa adulterada.

Ao todo, a guarnição da Polícia Militar do 9º Batalhão, recuperou R$ 230 mil em objetos roubadas, como joias, secador de cabelo, notebook e videogame. O tenente-coronel pede ainda que, todas as pessoas que tiverem informações de casos como esses, entre em contato com o batalhão policial mais próximo à rua residência, para que ações criminosas possam ser combatidas pela segurança pública.

Corrente, anéis e cartão de crédito de vítima que teve casa roubada (Foto: Polícia Militar)


Nos siga no