Capital

Aulas para formação de 560 novos agente penitenciários começam nesta segunda

O curso de formação acontecerá em duas etapas, com 280 novos servidores em cada turma

Geisy Garnes | 10/09/2018 16:51

Começou nesta segunda-feira (10) a primeira etapa para a formação dos 560 novos servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Nesta primeira etapa, cerca de 280 alunos serão capacitados. A partir do dia 22 de outubro, terão início as aulas para a segunda turma com outros 280 participantes.

O “XXXVII Curso de Formação para Agente Penitenciário” é realizado na Escola Penitenciária (Espen) e representa mais uma fase do concurso, com caráter classificatório e eliminatório. Segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, a intenção é que a nomeação dos aprovados comece a acontecer já nos primeiros meses do próximo ano.

Ainda conforme o secretário, a expectativa é de que os novos servidores possibilitem a ativação da nova unidade prisional da Gameleira, cuja a conclusão das obras é prevista entre dezembro e janeiro de 2019.

Para o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o reforço no número de agentes irá possibilitar o aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pela instituição. “Apesar da complexidade que é o sistema prisional, vamos nos consolidando como uma instituição forte e respeitada, e que vocês, futuros agentes penitenciários, somem força para que mais ações positivas se tornem realidade”, enfatizou.

Durante a abertura oficial das aulas, o secretário de Administração e Desburocratização, Édio Viegas, alegou que a nova etapa é uma resposta ao compromisso assumido pelo Governo do Estado com os agente penitenciários, que há anos pedem o reforço no efetivo. Os alunos do curso terão aulas nos períodos matutino, vespertino e noturno. Após a fase teórica, serão direcionados para atividades práticas, com o estágio supervisionado.

Nos siga no Google Notícias