Capital

Atrasos recorrentes são culpa da prefeitura, alegam conveniadas

Convênio com prefeitura tem como regra depósito até 2º dia útil

Yarima Mecchi | 09/11/2016 11:23
Mães encontraram portões fechados nesta manhã em Ceinf do bairro Aero Rancho. (Foto: Marina Pacheco)
Mães encontraram portões fechados nesta manhã em Ceinf do bairro Aero Rancho. (Foto: Marina Pacheco)

A prefeitura de Campo Grande tem atrasado com frequência o repasse feito para a Omep (Organização Mundial para Educação Pré-Escolar) e Seleta (Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária) referente aos recreadores dos Ceinfs (Centro de Educação Infantil). O advogado que representa as organizações, Laudson Cruz e Ortiz, afirma que é comum o atraso no pagamento e que a demora tem sido cada vez maior. 

Ainda de acordo com Ortiz, o convênio com a prefeitura tem como regra o depósito até o segundo dia útil de cada mês, mas que isso nunca foi cumprido. "Eles sempre depositavam no quarto dia útil. Falaram que ontem iam depositar da Omep e que da Seleta iam depositar hoje, mas não aconteceu".

Ele ainda disse que a falta de repasse do executivo municipal para as organizações impede que o salário seja depositado em dia. Com isso, os recreadores de Ceinfs paralisaram suas atividades hoje (9) por conta no atraso do salário que deveria ter sido pago desde segunda-feira (7). 

De acordo com funcionários que não quiseram se identificar, desde quando o Alcides Bernal voltou para a prefeitura em agosto de 2015, os salários são pagos com atraso. Funcionários informaram ainda que agora os atrasos ficam entre 10 e 15 dias e também não recebem vale transporte.

Ortiz disse ainda que a prefeitura alega a demora para conferir se a lista de funcionários, tanto da Omep quanto da Seleta, está correta para efetuar o depósito. "É comum, todo mês mandamos o nome das pessoas e o salário. Mandamos todo dia 20 para dar tempo, mas esse mês falaram que não tinham feito a verificação por falta de tempo".

O advogado alegou que as organizações estão tentando falar com a prefeitura para ver uma data para que o pagamento seja feito. A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, mas não obteve retorno.

Aviso dizia que funcionários estariam em curso na manhã de hoje. (Foto: Marina Pacheco)

Paralisação - Os trabalhadores são terceirizados e contratados através do convênio entre prefeitura e Omep e Seleta e estão desde outubro, sem receber os salários e adicionais, como vale-transporte.

Vice-Presidente do Senalba/MS (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais e Recreativas), Elenir Arruda Azevedo Leite explica esse mês os trabalhadores resolveram parar por que ainda tem essa alternativa antes das férias.

"Enquanto estão funcionando temos o recurso de parar, mas quando chegar as férias não temos mais. Já estamos fazendo a manifestação desde agora", afirma.

A Semed (Secretaria Municipal de Educação) já recomendou para que os diretores de Ceinfs procurem formas de organizar o atendimento nas unidades para dar continuidade ao atendimento, ocorrendo dispensa de turmas apenas em casos extremos.


A secretaria também promete pagamento nesta quarta (9) para funcionários ligados à Omep. Já, os trabalhadores ligados à Seleta estão dependendo do repasse da folha de pagamento para o setor de auditoria da Semed.

Nos siga no