Capital

Até 700 pessoas por dia poderão fazer teste para detectar covid sem agendamento

A partir de terça, quem estiver com sintomas há pelo menos três dias pode ir direto a 24 postos de saúde

Lucia Morel | 30/05/2021 09:11
Teste RT-PCR coleta mucosa para identificar a covid-19. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)
Teste RT-PCR coleta mucosa para identificar a covid-19. (Foto: Kísie Ainoã/Arquivo)

Com capacidade para 700 testes diários, a Prefeitura de Campo Grande abre a partir de 1º de junho novo sistema para realização dos exames RT-PCR, para detecção da covid-19. A diferença é que agora será por demanda espontânea. Assim, quem estiver com sintomas poderá passar pela coleta sem precisar de agendamento prévio.

Conforme a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), mesmo com sintomas, quem quiser fazer o exame passará por avaliação no local de atendimento para verificar se encaixa nos critérios, entre eles, o de estar entre o 3º e 8º dia de sintomas como coriza ou tosse, por exemplo.

Caso não esteja nesse período, o resultado do teste fica comprometido, podendo dar em falso negativo. O exame também vale para quem teve contato com caso positivo para a doença nesse mesmo espaço de tempo.

Os testes serão feitos em 24 unidades de saúde espalhadas nas sete regiões de Campo Grande. Segundo o secretário municipal de saúde, José Mauro, a expectativa é aumentar o número locais para se fazer a coleta, “podendo chegar a até 40 pontos no município, dobrando a capacidade de exames realizados hoje”, disse.

Confira abaixo as 24 unidades onde os testes serão realizados:


Nos siga no