Capital

Artista de rua é detido após confusão com a guarda na Praça Ary Coelho

Jéssica Benitez e Viviane Oliveira | 21/05/2013 18:49
Jean fotografou a confusão causada pela abordagem do guarda (Foto: Vanderlei Aparecido)
Jean fotografou a confusão causada pela abordagem do guarda (Foto: Vanderlei Aparecido)

O artista de rua, Airton José da Silva, 41 anos, foi detido e levado para a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro após se envolver em confusão envolvendo guardas municipais na avenida Afonso Pena, em frente à Praça Ary Coelho, no final da tarde de hoje.

Segundo testemunhas que presenciaram o ocorrido, pelo menos cinco guardas pediram que um grupo que estavam no no gramado da praça saíssem do local, Airton respondeu que a guarda não poderia se dirigir a eles daquela forma e, segundo o artista, em resposta foi hostilizado pelo servidor municipal.

“Ele me ofendeu dizendo palavras de baixo calão e eu o chamei de guardinha. Aí ele me prendeu por desacato a autoridade”, contou Airton ao Campo Grande News. O estudante Jean Moreira Silvério, 18 anos, presenciou tudo e garantiu que os guardas agiram com agressividade.

“A abordagem foi tranquila, mas quando ele foi questionado pelo rapaz que foi preso o guarda ficou nervoso”, explicou. Jean revelou, ainda, que o guarda retirou a mochila do artista de suas costas antes de levá-lo à delegacia.

Procurado pelo Campo Grande News, o comandante da Guarda Municipal, Jony Cabrera Lopes, elucidou que sua equipe está acompanhando a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) na fiscalização de e abordagem de ambulantes em locais públicos.

“Neste caso o rapaz só foi detido porque usou o termo: guardinha de merda”, disse. Cabrera contou que na semana passada uma situação parecida ocorreu. Um guarda foi agredido por vendedores ambulantes durante uma abordagem.

Airton foi encaminhado à Depac Centro onde assinou um TCO (Termo Circunstanciado de Ocorrência) e, em seguida, foi liberado.

Nos siga no