Capital

Após tumulto, detentas passam mal, são atendidas e voltam para presídio

Ana Paula Carvalho | 18/10/2011 16:45
Cigcoe foi chamada para conter tumulto. (Foto: João Garrigó)
Cigcoe foi chamada para conter tumulto. (Foto: João Garrigó)

Três detentas do Presídio Feminino Irmã Irma Zorzi, que fica no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande, passaram mal e tiveram que ser socorridas após um tumulto ocorrido na manhã de hoje (18).

Elas foram encaminhadas a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Coronel Antonino, onde receberam atendimento. As três já foram liberadas e retornaram ao instituto penal.

O principio de rebelião começou quando as detentas souberam da morte da interna Aline Soares Becca, 22 anos. As demais presas começaram a gritar e queimaram roupas e um colchão. Moradores da região conseguiam ver a fumaça saindo pelas grades.

O Corpo de Bombeiros, a PM (Polícia Militar), a Polícia Civil e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram ao local e ajudaram a controlar a situação, junto com servidores da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). A estrutura do prédio não foi danificada.

Aline morreu enforcada. Ela estava sozinha em uma cela disciplinar e, segundo a Agepen, se enforcou com cordas artesanais feitas com as próprias roupas, e não com lençóis como havia sido informado anteriormente.

Conforme a Agepen, Aline sofria de transtorno bipolar e fazia tratamento da doença e estava em isolamento a pedido das demais internas, devido suas alterações de humor.

De acordo com a Agepen, Aline estava presa desde 22 de setembro de 2009. Desta data até 12 de abril de 2010 ficou em Amambai.

Ela foi à unidade de Campo Grande no dia 13 de abril e em 8 de setembro progrediu para o regime semiaberto. No dia 15 de outubro de 2010 voltou ao presídio feminino, pelo crime de roubo, cometido em Goiás, tendo passagem também por tráfico de drogas.

Nos siga no