Capital

Multidão em show deixa lixo que vai do Parque das Nações a avenida

Paula Vitorino e Paula Maciulevicius | 17/09/2012 09:25
Lixo está por todo o Parque. (Fotos: Minamar Júnior)
Lixo está por todo o Parque. (Fotos: Minamar Júnior)
População faz caminhada em meio ao lixo pós-show.

A segunda-feira (17) amanheceu com muito lixo dentro e aos arredores de um dos símbolos da preservação ambiental em Campo Grande, o Parque das Nações. O que mais se vê são folhetos de propaganda, garrafas, latas e canudos jogados pelo gramado do Parque, lago e ao lado de fora.

A concentração de lixo é resultado do público estimado de 100 mil pessoas que participou ontem do show da dupla Maria Cecília e Rodolfo.

Equipe da produtora do evento iniciou a limpeza ontem e hoje de manhã ganhou o reforço de funcionários do Parque que, sem se identificar, estimaram ser necessário pelo menos 3 dias para retirar todo o material do local. Eles trabalham meio-período.

“Tem muito vento e isso dificulta ainda mais a limpeza porque espalha a sujeira”, reclama um dos faxineiros.

O lago é um dos pontos que mais sofre com isso, já que sacolas, latas e outros resíduos são levados para água. O cheiro forte de lixo também toma conta do Parque.

Lixo também está aos arredores do Parque.

Quem utiliza o Parque para o lazer e pratica de atividades físicas sofre com a sujeira pós-festa. “Cada vez que vem show fica pior. É o Parque inteiro que é prejudicado. Estão acabando com o nosso parque”, diz a advogada Faena Costa.

A colega de profissão e caminhada, Fátima Sales, frisa que são dois tipos de poluição: sonora e de lixo.

O advogado Alvair Ferreira, de 42 anos, ainda reclama da sujeira nos banheiros. “Está horrível”, diz.

O arquiteto Ângelo Arruda cobra providências das autoridades para a preservação do Parque. “O Ministério Público cai em cima por causa de ruído, mas por que não vem aqui agora pra exigir a limpeza”, diz.

O responsável pelo Parque, do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Leonardo Tostes, informou que o contrato feito com os produtores dos shows exige que o local seja entregue limpo até o meio-dia do dia seguinte.

Se o prazo foi desrespeitado, cabe multa de R$ 3.500 mil por dia. Os funcionários do Parque também auxiliam na limpeza pós-show.

O produto do evento, Daniel Viana, informou que equipe de 15 funcionários da produtora iniciaram a limpeza ainda ontem e devem cumprir o prazo para a entrega do local limpo.

Nos siga no