Capital

Após servidores passarem mal, análise "condena" qualidade da água no Detran

Na análise colhida pela empresa Spectrum Análises Técnicas foram detectados agentes nocivos à saúde humana

Fernanda Palheta | 30/01/2020 09:21
Sede do Detran em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)
Sede do Detran em Campo Grande (Foto: Chico Ribeiro/Governo do Estado)

A análise da caixa d'água e de um dos bebedouros da Sede do Detran (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, revelou que a água no órgão é imprópria para o consumo. O diagnostico solicitado pelo Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do Detran de Mato Grosso do Sul) detectou agentes nocivos à saúde humana, tais como Coliformes Totais.

A análise foi colhida pela empresa Spectrum Análises Técnicas na última segunda-feira (27). De acordo com o Sindicado as denúncias dos servidores começaram no início do ano.

"O resultado aponta que a água não é considerada potável. Nós notificamos o órgão e queremos providências", disse o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior. “Não temos condições sanitárias para o exercício do trabalho e permanência do servidor no órgão”, completou.

Ele ainda aponta que caso não seja tomada nenhuma providência, o Sindicato irá buscar os meios legais e pedir a interdição do órgão. "A última empresa contratada para fazer o tratamento da água foi em dezembro de 2018", apontou o presidente do Sindetran-MS, apontou Octacílio Sakai Junior.

Resultado da análise da água do Detran (Foto: Divulgação/ Sindetran-MS)

Conforme o sindicato, além o problema com a água, os servidores e usuários reclamam da limpeza do local. O contrato com empresa terceirizada que prestava o serviço de limpeza foi encerrado e segundo servidores, os banheiros não são limpos e há acumulo de lixo.

“Estamos solicitando que a administração ofereça condições mínimas para que os servidores possam desempenhar suas funções com qualidade, prestando um atendimento de qualidade ao cidadão”, finalizou Sakai.

Medidas - Em dezembro do ano passado, a Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental do município de Campo Grande solicitou providências no tratamento da água. O Detran-MS informou que solicitou à concessionária Águas Guariroba a extensão da rede de água tratada até a sede do órgão. Em nota, o Detran aponta que com essa medida o problema seja solucionado nos próximos dias.

Além disso, o órgão está contratando uma empresa em caráter emergencial para realizar o tratamento da água.

 

Nos siga no